História, perguntado por leticiadiasmergulhao, 10 meses atrás

Leia o fragmento abaixo.



Na sexta-feira foram de novo prestadas homenagens ao conde. Tendo juntas as mãos, colocou-as entre as mãos do conde e aliaram-se por um beijo. Em segundo lugar, aquele que havia prestado homenagem jurou fidelidade ao conde, com essas palavras: “Comprometo-me por minha fé a ser fiel daqui por diante ao conde Guilherme e cumprir integralmente a minha homenagem”. Finalmente, com uma varinha que segurava na mão, o conde deu posse a todos aqueles que por este fato tinham prestado lealdade, homenagem e juramento.



BRUGENSIS, Galbertus. In: ESPINOSA, Fernanda (org.). Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981. p. 173-173.



Sobre o texto e a cerimônia nele descrita, leia as afirmações.



I. A cerimônia selava a relação de suserania e vassalagem: o vassalo se comprometia a ser fiel ao suserano e a cumprir com as obrigações assumidas.

II. A “posse” mencionada no texto se refere às terras que o suserano cedia ao vassalo em troca das obrigações e da lealdade jurada.

III. Essa cerimônia ocorria entre membros da nobreza. O vassalo devia obrigações ao seu suserano, mas, diante dos servos que trabalhavam no feudo, era o senhor feudal.



São corretas as afirmativas:

A
I e II, apenas.

B
I e III, apenas.

C
II e III, apenas.

D
I, II e III.


Soluções para a tarefa

Respondido por correaamorim2008
65

Resposta:

a resposta é a letra D

Explicação:

Respondido por LZGLENDA782
29

Resposta: A alternativa correta é a D

Explicação: A questão aborda um aspecto clássico das relações sociais e políticas no feudalismo: suserania e vassalagem. As três afirmativas descrevem corretamente aspectos dessa relação e do texto da questão. A afirmativa I aborda o juramento do vassalo e seus compromissos com o suserano; a afirmativa II esclarece que, em troca do juramento e dos compromissos assumidos, o vassalo recebia a posse de uma gleba (feudo). E a III circunscreve corretamente essa relação a membros da nobreza, deixando claro que o vassalo se tornava um senhor feudal diante do servo (assim como um suserano o era).

Perguntas interessantes