Leia o fragmento abaixo:
Em todas as outras formas de dominação histórica anteriores, o dominado sabia que era dominado e sabia quem era o seu dominador. O escravo sabia que o seu senhor o mantinha em cativeiro e o obrigava a trabalhar para si à força, o servo sabia que o dono do feudo lhe arrancava a maior parte do que plantava e colhia. No capitalismo ao contrário, o trabalhador acha que é justo que ele seja separado do fruto de seu trabalho mediante o pagamento do salário. O máximo de injustiça contra a qual o trabalhador normalmente se revolta diz respeito aos salários baixos e às condições ruins de trabalho (jornadas longas demais, insalubridade, etc). (Rodrigues, 2004, p. 47)
A partir da leitura, como podemos compreende a questão da dominação no capitalismo?
A No sistema capitalista não há dominação, o texto revela a dominação que existia entre senhor feudal e escravo, relação que já finalizou, tendo em vista a abolição da escravatura e o início do capitalismo.
B No capitalismo há dominação do dinheiro sobre qualquer outra coisa, já que o capital que determina a forma como as coisas devem ser.
C No capitalismo há dominação do dono do capital sobre o trabalhador, o que configura a luta de classes entre o proletariado, dono da força de trabalho, e o capitalista, dono dos modos de produção.
D No sistema capitalista não há dominação, pois as pessoas são livres.
E
No sistema capitalista não há dominação, pois as pessoas não são livres.
Soluções para a tarefa
Respondido por
54
C - No capitalismo há dominação do dono do capital sobre o trabalhador, o que configura a luta de classes entre o proletariado, dono da força de trabalho, e o capitalista, dono dos modos de produção.
Respondido por
1
A é falsa, pois não existe só a dominação legal e explícita (tipo que ocorria no período da escravidão), havendo também formas mais "sutis" de dominação.
B é falsa, pois o capital, sozinho, não é capaz de promover a dominação, que é "efetivada" por uma série de instrumentos ideológicos do capital.
C é verdadeira, pois no capitalismo aquele que possui os meios de produção (burguesia) é capaz de influenciar diretamente aqueles que possuem apenas a força de trabalho (proletariado), dominando-o para que opere de acordo com os desejos da burguesia.
D é falsa, pois as pessoas só são livres se possuírem os meios para isto, e os meios só podem ser adquiridos, pelo proletariado, por uma prática de sujeição ao capital.
Perguntas interessantes