Leia o fragmento abaixo e responda às questões. Foi durante a última sessão do Concílio de Trento, em dezembro de 1563, que se debateu a arte sacra. […] Era preciso que a imagem comunicasse sentimentos, tocasse suficientemente os sentidos para convencer, pois as ideias cansavam quando não eram sustentadas por uma piedade sensível: mostrando a humilhação da flagelação de Cristo ou o horror dos suplícios dos mártires, firmava-se a fé dos fiéis. a. A que tipo de decisão do Concílio de Trento o fragmento se refere? Quais foram as motivações dessa decisão?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá,
O tipo de decisão do Concílio de Trento do fragmento referencia-se ao uso das imagens como uma forma de sensibilização, conquista e manutenção dos fieis, pois com o advento da Reforma Protestante o poder dos católicos foi contestado e começou a ruir.
Dessa forma, a decisão do Concílio de Trento foi motivada pela Reforma Protestante, tendo como decisão uma campanha de criar laços emocionais dos fiéis com a Igreja Católica, o que se deu por meio da reprodução de cenas da vida de Cristo.
Abraços!
Explicação:
Resposta:
GABARITO DO PLURALL:
a) O fragmento aborda o uso de imagens para sensibilizar os fiéis. Diante da perda de seguidores na Europa, a Igreja católica passou a preocupar-se com ações que envolvessem os católicos, procurando mantê-los mais ligados à religião.
b) Resposta pessoal. Possivelmente o posicionamento revelará a identificação com alguma Igreja. Fique atento para garantir a diversidade de opiniões e o respeito pelo posicionamento de cada aluno.
c) Perceba o grau de tolerância em relação às posições divergentes. E, durante a correção, mencione aos alunos, sempre que preciso, a necessidade de se manter o respeito às respostas dos colegas. Essa reflexão contribuirá para o trabalho sobre conflitos religiosos que será realizado em seguida.