Leia o fragmento abaixo do pensador grego Protágoras sobre a cidade de Atenas e depois responda às questões. “Quando se trata de algo referente ao governo da cidade, quem se levanta para aconselhar a Assembleia pode ser tanto um pedreiro quanto um ferreiro ou um sapateiro, mercador ou armador, rico ou pobre, de família nobre ou não.” Protágoras PROTÁGORAS. In: FUNARI, Pedro Paulo A. Antiguidade clássica: a história e a cultura a partir dos documentos. Campinas: Editora da Unicamp, 1995. p. 91. a. Podemos afirmar que o fragmento descreve a democracia em Atenas? Por quê? b. Pelo fragmento, que afirma que ricos e pobres podiam participar, podemos concluir que a cidadania em Atenas era irrestrita?
Soluções para a tarefa
Respondido por
81
A-) Não. Em Atenas, só podia aconselhar a Assembleia quem fosse considerado como cidadão, e para ser considerado um cidadão, você precisava ter mais de 21 anos, ser filho de pais atenienses e ser livre.
snome483:
preciso da b
Respondido por
15
Resposta: Sim, pois revela o direito do cidadão poder participar, nas assembleias, das decisões referentes ao governo da cidade, sendo ele rico ou pobre.
Espero ter ajudado, bons estudos <3
Perguntas interessantes