Português, perguntado por juppp, 1 ano atrás

Leia o fragmento abaixo do livro de José Luiz Fiorin: Os linguistas sabem que não vale tudo, porque a língua, em todas as suas variantes, obedece a um conjunto de regras. Sabem, no entanto, que esse conjunto de regras pode ser distinto de uma variante para a outra. Em segundo lugar, é preciso considerar que há formas linguísticas que podem ser usadas em determinadas situações de comunicação e não em outras e que há regras que são observadas por todos os falantes de uma dada língua e outras que não são gerais. (...) Usar uma variante inadequada cria uma imagem inadequada do falante. FIORIN, José Luiz. Os Aldrovandos Cantagalos e o Preconceito Linguístico. In: O direito à fala. A questão do preconceito linguístico. Florianópolis: Insular, 2002. p. 35-36. Segundo o texto, é correto afirmar que: Escolha uma: a. Os linguistas produzem as regras a que os falantes devem obedecer. b. Quem não fala direito apresenta imagem de inadequado. c. Nem todas as regras de uma língua são gerais para todos os falantes. d. Os linguistas permitem que os falantes façam o que quiserem com a língua.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabibraga88
7
Olá, tudo bem?

Vamos analisar cada alternativa:

a) Os linguistas produzem as regras a que os falantes devem obedecer.
Errado. O texto fala que cada variante da língua tem um conjunto de regras, mas não diz que essas regras foram produzidas por linguistas, mas apenas que os linguistas sabem da existência dessas regras.

b)
Quem não fala direito apresenta imagem de inadequado.
Errado. Segundo o autor, quem utiliza uma variante inadequada para o contexto passa uma imagem inadequada. Isto não tem a ver com falar direito ou não, mas sim com adequação aos diferentes contextos do discurso.

c) Nem todas as regras de uma língua são gerais para todos os falantes.
Correto. De acordo com o texto de Fiorin, há regras de uma língua que valem para todos os falantes, em todos os contextos, e outras regras que não são gerais.

d) Os linguistas permitem que os falantes façam o que quiserem com a língua.
Errado. O texto não fala em momento algum sobre os linguistas darem permissão para os falantes,mas fala apenas que os linguistas reconhecem que há diferenças de variedade e que aos falantes cabe a adquação a cada situação de uso.

Portanto, está correta a letra C.

Espero ter ajudado. :)
Perguntas interessantes