Leia o fragmento abaixo: Bando é descoberto por erro de grafia e preso Oito homens e uma mulher iriam roubar um prédio em Alto de Pinheiros, zona oeste, mas um erro de Português fez o bando terminar na cadeia. Para entrar no condomínio, os ladrões se passariam por entregadores de cestas de Natal - no Fiat Doblo estava escrito Impório Santa Maria Ltda. Os assaltantes eram monitorados desde setembro, e a polícia sabia que eles usariam uma minivan na ação. A grafia errada chamou a atenção dos policiais. (ESTADÃO, 2007. Fragmento). O título da notícia utiliza o verbo na voz passiva sem a presença do agente da passiva. Qual foi a intenção do autor ao utilizar essa forma verbal?
A.
Situar a ação em um passado recente.
B.
Concentrar-se no resultado da ação efetuada.
C.
Tornar o texto mais formal.
D.
Indicar uma circunstância de tempo.
E.
Indicar o local da ação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B.
Concentrar-se no resultado da ação efetuada.
Explicação:
Tendo como objetivo atrair a atenção do leitor, os títulos das notícias tentam instigar a curiosidade do leitor, logo justifica-se a utilização da voz passiva sem o agente, pois oculta-se o autor da ação expressa pelo verbo, que será identificado como a “polícia” apenas após o leitor realizar a leitura da notícia, e concentra-se na ação, inusitada, que foi efetuada.
Resposta: B. Concentrar-se no resultado da ação efetuada.
Explicação: Tendo como objetivo atrair a atenção do leitor, os títulos das notícias tentam instigar a curiosidade do leitor, logo justifica-se a utilização da voz passiva sem o agente, pois oculta-se o autor da ação expressa pelo verbo, que será identificado como a “polícia” apenas após o leitor realizar a leitura da notícia, e concentra-se na ação, inusitada, que foi efetuada.