Pedagogia, perguntado por mara0811, 1 ano atrás

Leia o fragmento a seguir: Quando teve início no Brasil, no final do século 19, a literatura infanto-juvenil também veio carregada de censura, usada pelos adultos para incutir seus valores nas crianças. A censura foi discutida quando tratamos das adaptações dos contos de fadas e de clássicos. Desse modo, fica clara a afirmação de Zilberman (1985, p. 26) de que a literatura infantojuvenil foi "produzida pelos adultos" e "manipulada por eles, tendo em vista a dominação da infância". (VIEIRA, Adriana Silene;FIUZA,Marina Miranda. Literatura infanto-juvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. p.136.) Com base no fragmento, analise as proposições a seguir e a relação estabelecida entre elas: I)Pode-se dizer que a Literatura infantojuvenil muitas vezes apresenta uma relação com a ideologia dos adultos – ou seja, o que os adultos querem que as crianças e os jovens saibam – e também com a censura – o que os adultos não querem que as crianças e os jovens saibam ainda. PORQUE II)Segundo Perrotti (1986) e também segundo Zilberman (1985), a literatura infantojuvenil é considerada arte quando não se sujeita ao seu inicial caráter pedagógico-normativo, mas apresenta textos de valor artístico. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsa.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
10
Bom dia!


Com base no enunciado acima, podemos compreender que:


A alternativa A é a que melhor se mostra como correta. As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 


Inicialmente, vemos que a literatura para crianças por muitas vezes se mostra eficaz no processo de construção do conhecimento das mesmas, e, por mais que exista um caráter relacionado com os indivíduos adultos sobre a aprendizagem, não necessariamente as capacidades cognitivas das crianças serão desenvolvidas por essa necessidade.

Por outro lado, elas podem expandir sua mente a partir do entendimento da criatividade junto desses livros, que por possuírem caráter artístico estimularão as crianças.


Espero ter ajudado;

Um abraço.

sindypsi2011p61vti: Resposta correta sobre a av2:
sindypsi2011p61vti: av2: 1 - A, 2-C,3-B,4-E,5-D.
geozana: av2: 1B,2D,3D,4E,5A tudo ok.
glauciariquelmp5vyfj: obrigado vc me ajudarm muito
nilmaoliveira76: grato pela colaboração.
Respondido por ferretti
2

I)Pode-se dizer que a Literatura infantojuvenil muitas vezes apresenta uma relação com a ideologia dos adultos – ou seja, o que os adultos querem que as crianças e os jovens saibam – e também com a censura – o que os adultos não querem que as crianças e os jovens saibam ainda.

Correto. A literatura infantojuvenil é carregada por valores morais e sociais aprendidos com a cultura. Assim, um autor vai escrever apenas aquilo que ele quer que as crianças saibam, enquanto omite e disfarça aquilo que as crianças, considera ele, não devem saber.

PORQUE

II)Segundo Perrotti (1986) e também segundo Zilberman (1985), a literatura infantojuvenil é considerada arte quando não se sujeita ao seu inicial caráter pedagógico-normativo, mas apresenta textos de valor artístico.

Correto. Embora possa conter um caráter pedagígico-normativo, a literatura não deve se sujeitar a este caráter, sendo assim, pode tornar-se uma expressão artística de fôlego.

As duas afirmativas estão corretas, e a segunda é uma justificativa da primeira.

Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/18922246

Na imagem, Monteiro Lobato, um dos principais nomes da literatura infantojuvenil brasileira.

Anexos:
Perguntas interessantes