Pedagogia, perguntado por neiafrutuoso, 1 ano atrás

Leia o fragmento a seguir:

Quando teve início no Brasil, no final do século 19, a literatura infanto-juvenil também veio carregada de censura, usada pelos adultos para incutir seus valores nas crianças. A censura foi discutida quando tratamos das adaptações dos contos de fadas e de clássicos. Desse modo, fica clara a afirmação de Zilberman (1985, p. 26) de que a literatura infantojuvenil foi "produzida pelos adultos" e "manipulada por eles, tendo em vista a dominação da infância".

(VIEIRA, Adriana Silene;FIUZA,Marina Miranda. Literatura infanto-juvenil.Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. p.136.)

Com base no fragmento, analise as proposições a seguir e a relação estabelecida entre elas:

I)Pode-se dizer que a Literatura infantojuvenil muitas vezes apresenta uma relação com a ideologia dos adultos – ou seja, o que os adultos querem que as crianças e os jovens saibam – e também com a censura – o que os adultos não querem que as crianças e os jovens saibam ainda.

PORQUE

II)Segundo Perrotti (1986) e também segundo Zilberman (1985), a literatura infantojuvenil é considerada arte quando não se sujeita ao seu inicial caráter pedagógico-normativo, mas apresenta textos de valor artístico.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b)

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

c)

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d)

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)

As asserções I e II são proposições falsa.

2)

Observe o fragmento a seguir:

A literatura em geral e a literatura infantojuvenil estão sempre relacionadas com a sociedade. Por isso, quando pensamos no trabalho com a literatura infantojuvenil na escola, podemos aliá-la aos temas transversais que, de acordo com os PCNs, são questões sociais para a aprendizagem e reflexão dos alunos, com vistas à educação para a cidadania.

(VIEIRA, Adriana Silene;FIUZA,Marina Miranda. Literatura infanto-juvenil.Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. p.141.)

Com base no fragmento, analise as afirmativas a seguir, julgando-as verdadeiras (V) ou falsas (F):

(   ) Acredita-se que o trabalho com a literatura infantojuvenil e os temas transversais como, ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação sexual, trabalho e consumo, pode ser muito prejudicial para a formação do cidadão.

(   ) Trabalhar com a transversalidade e a literatura infantojuvenil é possível tendo por princípio a escolha de bons textos e também uma discussão que dê abertura para que o aluno exponha suas opiniões.

(   ) As obras consideradas boas para o trabalho com as crianças e os temas transversais devem estimular e enriquecer a leitura, fugir de estereótipos, oferecer um grau de abertura que convide à participação criativa na leitura e à interação lúdica na linguagem poética.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)

F – F – V

b)

V – V – F

c)

V – F – V

d)

F – V – V

e)

V – V – V

3)

Considere o fragmento a seguir:

Para contar uma história – seja qual for – é bom saber como se faz. Afinal, nela se descobrem palavras novas, se entra em contato com a música e com a sonoridade das frases, dos nomes... Se capta o ritmo, a cadência do conto, fluindo como uma canção... Ou se brinca com a melodia dos versos, com o acento das rimas, com o jogo das palavras... Contar histórias é uma arte... e tão linda!!! É ela que equilibra o que é ouvido com o que é sentido, e por isso não é nem remotamente declamação ou teatro... Ela é o uso simples e harmônico da voz.

(ABRAMOVICH, F. Literatura infantil:gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1995. p. 18)

Com base no fragmento, analise as afirmativas a seguir:

I)Com base no fragmento, podemos dizer que contar uma história é o mesmo que ler uma história ou uma representação teatral.

II)É importante que o professor, ao contar uma história, escolha um enredo que ele goste, para poder transmitir ao aluno/ouvinte uma emoção verdadeira.

III)Ao contar uma história, é importante que o contador/professor saiba usar as modalidades e possibilidades da voz, de acordo com o que se representa no texto.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)

apenas I.

b)

apenas II.

c)

apenas I e III.

d)

apenas II e III.

e)

apenas I e II.

Soluções para a tarefa

Respondido por Emillyvivi00
30
aternativa a pois acredito que seja boa

202edinair: mandei com erro ficou assim 1c-2d-3c-4b-5a
saralindissenp5zryk: bom dia já tentei com as alternativas que vocês colocaram aqui, mas não confirmei porque em nenhuma das opções aparece erro. só aparece pra confirmar direto
saralindissenp5zryk: no caso as minhas alternativas ficaram assim: 1 b, 2 d, 3 d, 4e, 5 d, mas ainda não confirmei pois estou na duvida com as respostas da 1 e 4
AngelinaBrenno: vc tem que confirmar pra saber se tem erro
raysantosss194: Já conseguiram??
AngelinaBrenno: nao
AngelinaBrenno: 1 b,2 d,3 d,4 e,5 a essa deu certo
lanecristina27p67gv1: Todas essas alternativas deram erros
bruninhahribeip5oybi: 1 b,2 d,3 d,4 e,5 deu certo
mandsbulhoes03: Essa é a certa 1-C 2-D 3-D 4-B 5-D
Perguntas interessantes