Leia o fragmento a seguir. O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o pri- meiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer "isto é meu" e encontrou pessoas suficientemen- te simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gê- nero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: "Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdi- dos se esquecerdes de que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém". Jean-Jacques Rousseau. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleção Os Pensadores) As ideias de Rousseau apresentam algumas caracte- rísticas que o tornam único entre os pensadores ilumi- nistas. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que traz uma afirmação correta sobre esse iluminista. a Ao negar qualquer forma de Estado ou proprie- dade, Rousseau constituiu-se no precursor do anarquismo. B A visão de Rousseau apresenta traços marcada- mente populares e igualitários, defendendo a ple- na igualdade e a democracia. c A obra de Rousseau, de caráter radical, não teve qual- quer influência nos movimentos sociais do período. D Há certa influência religiosa no pensamento de Rousseau, o que faz dele um precursor do que mais tarde seria conhecido como Socialismo cristão. e A eliminação da propriedade privada proposta por Rousseau foi a base da reforma agrária feita du- rante a Revolução Francesa.
Soluções para a tarefa
e A eliminação da propriedade privada proposta por Rousseau foi a base da reforma agrária feita durante a Revolução Francesa.
Rousseau apresentava como uma de suas principais características a eliminação total de propriedades privadas, visto que acreditava que a propriedade privada trazia consequências sociais negativas, principalmente para a democracia.
Por conta disso, acredita-se que estas visões de Rousseau tenha sido uma das causas da reforma agrária na França.
Sobre as ideias de Rousseau:
B. A visão de Rousseau apresenta traços marcadamente populares e igualitários, defendendo a plena igualdade e a democracia.
O pensamento político de Rousseau se organiza em torno de três grandes pensamentos: primeiramente, Rousseau aponta que somos coletivamente responsáveis por nossa liberdade. Para Rousseau, não podemos, de fato, imputar o mal nem a Deus nem a natureza.
Segundo que, para Rousseau, as nossas paixões naturais não nos inclinam para a agressão, que o desejo de conservação não é a raiz da maldade e que essa não seria natural, muito pelo contrário, ela é proveniente das relações sociais e do orgulho que força as comparações entre os seres humanos.
E em terceiro, Rousseau também mostra que a existência do corpo político se assenta sobre efeitos sociais que não são naturais, afirmando que a democracia é uma paixão tanto quanto uma organização institucional, modernizando a definição de democracia indo além de seu sentido clássico: o governo do povo para o povo.
Bons estudos!