Leia o fragmento a seguir: "O que é então a liberdade? Nascer é ao mesmo tempo nascer no mundo e nascer do mundo. O mundo está já constituído, mas também não está nunca completamente constituído. Sob o primeiro aspecto, somos solicitados, sob o segundo somos abertos a uma infinidade de possíveis. Mas esta análise ainda é abstrata, pois existimos sob os dois aspectos ao mesmo tempo. Portanto, nunca há determinismo e nunca há escolha absoluta, nunca sou coisa e nunca sou consciência nua. (...). A escolha que fazemos de nossa vida sempre tem lugar sobre a base de um certo dado. Minha liberdade pode desviar minha vida de sua direção espontânea, mas por uma série de deslizamentos, primeiramente esposando-a e não por alguma criação absoluta. (...)" (MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes. 1999. p. 608-611.). Com base no fragmento e em outros estudos, considerando o tema da liberdade e do determinismo, a melhor alternativa é aquela que afirma que a) o ser humano é definido pela liberdade. Essa liberdade é absoluta, não admite restrições, uma vez que o homem é ser espiritual. b) o ser humano apresenta uma estrutura dual, sendo constitutivamente corpo e mente, duas substâncias independentes, sem comunicação. c) a condição do animal homem é condição histórico-cultural; por isso, falar em liberdade implica falar em determinismos naturais e condicionantes culturais. d) os determinismos agem sobre os seres humanos e, por isso, falar em natureza humana implica negar a existência da liberdade. e) a liberdade é um sonho que a mente humana persegue; contudo, essa liberdade não se efetiva, pois o homem é sempre um ser marcado pelas leis e tradições da cultura.
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