Leia o fragmento a seguir e responda as questões .
Circulavam entra às massas produtos antes restritos aos ricos-carro, luz elétrica , gramofone ( aparelho que reproduzia músicas em discos planos ) , rádio , cinema , aspirador de pó , geladeira , e telefone- o “jeito americano de viver” (“american way of life) tornou-se o slogan exaltado do período [...]A nova indústria da propaganda marketing [...] disseminou a ideia de liberdade associada ao consumo [...] como o elemento essencial da felicidade e cidadania
A) o que provocou a boa fase da economia americana após 1918 ?
B) por que o chamado “american way of life “estimulou ainda mais o crescimento da economia americana
Soluções para a tarefa
a) Os Estados Unidos se desenvolveram muito após
a guerra e assumiram naquele momento a
hegemonia do mundo capitalista. Durante o conflito,
o governo americano fez empréstimos financeiros aos
países da Tríplice Entente e as exportações de produtos industrializados e agrícolas para
antigos compradores dos países europeus aumentaram de forma considerável. Além
disso, embora os americanos tivessem participado diretamente do conflito na fase final,
não houve enfrentamentos em seu território. Por isso, suas indústrias e plantações se
mantiveram intactas e sua economia pôde continuar crescendo.
b) O "American way of life" era o jeito americano de vida , que na época eram feitas várias propagandas que citavam essa frase falando que o jeito certo de se viver era como dos americanos (consumismo) , essas propagandas eram como comercial de margarina (família feliz de homem , mulher e crianças sorridentes) , e eles impulsionavam as pessoas a consumir e gerou crescimento econômico na época.
Resposta:
a) Após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos assumiram a liderança econômica mundial: fizeram empréstimos aos países envolvidos no conflito, exportaram produtos que já não eram produzidos na Europa. Por essas razões, criaram muitos empregos e receberam grandes fluxos de capital.
b) Porque o American way of life associava o bem-estar e a realização pessoal ao consumo. Dessa forma, as pessoas eram estimuladas a consumir, o que fez a economia produzir mais bens, gerar mais empregos, mais recursos.
Explicação: