Leia o fragmento a seguir e responda às questões.
Circulavam entre as massas produtos antes restritos aos ricos – carro, luz elétrica, gramofone [aparelho que reproduzia músicas em discos planos], rádio, cinema, aspirador de pó, geladeira e telefone – o "jeito americano de viver" (American way of life) tornou-se o slogan exaltado do período. [...] A nova indústria da propaganda e marketing [...] disseminou a ideia da liberdade associada ao consumo [...] como o elemento essencial da felicidade e cidadania.
PURDY, Sean. O século americano. In: KARNAL, Leandro. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI.
São Paulo: Contexto, 2007. p. 198.
a) O que provocou a boa fase da economia americana após 1918?
b) Por que o chamado American way of life estimulou ainda mais o crescimento da economia americana?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Os Estados Unidos se desenvolveram muito após
a guerra e assumiram naquele momento a
hegemonia do mundo capitalista. Durante o conflito,
o governo americano fez empréstimos financeiros aos
países da Tríplice Entente e as exportações de produtos industrializados e agrícolas para
antigos compradores dos países europeus aumentaram de forma considerável. Além
disso, embora os americanos tivessem participado diretamente do conflito na fase final,
não houve enfrentamentos em seu território. Por isso, suas indústrias e plantações se
mantiveram intactas e sua economia pôde continuar crescendo.
b) O "American way of life" era o jeito americano de vida , que na época eram feitas várias propagandas que citavam essa frase falando que o jeito certo de se viver era como dos americanos (consumismo) , essas propagandas eram como comercial de margarina (família feliz de homem , mulher e crianças sorridentes) , e eles impulsionavam as pessoas a consumir e gerou crescimento econômico na época.
a) A boa fase econômica americana após 1918 se deu principalmente pela fragilidade dos países europeus no pós-guerra e pela popularização de produtos antes destinados apenas aos mais bem abastados.
b) O American way of life ou "o jeito americano de viver" foi um modelo de comportamento baseado no consumismo que estimulava a compra de produtos e o desenvolvimento da economia capitalista.
A economia americana no pós-guerra
Após a Primeira Guerra Mundial, os países europeus onde os conflitos ocorreram sofreram com a destruição de seu território, a morte de grande parte de sua população (homens e mulheres que, em sua maioria, comporiam a força de trabalho) e um déficit econômico significativo.
Os Estados Unidos forneceram alimentos, tecnologia e outros produtos aos países europeus, na base de empréstimos que seriam pagos após o fim da Guerra. A partir de 1918, com o fim do conflito, os países europeus, antes as maiores economias da época, começam a lentamente se recuperar, ainda pagando o que deviam aos EUA. Esta fragilidade europeia possibilitou aos americanos a ascensão ao topo da hierarquia econômica.
a) Os resultados cada vez melhores da Revolução Industrial também possibilitaram uma maior produção das fábricas e o barateamento de mercadorias, fazendo com que produtos que antes só poderiam ser adquiridos pelos mais abastados tornassem-se mais acessíveis.
O American way of life
b) O jeito americano representava uma imagem de sociedade e família idealizadas e fomentava o consumismo, sempre apresentando os mais novos e melhores produtos e tecnologias para substituírem o que as pessoas já possuíam. Este marketing estimulava a mentalidade capitalista e o desenvolvimento econômico estadunidense.
Aprenda mais sobre o American way of life em: https://brainly.com.br/tarefa/15952035
#SPJ2