Leia o fragmento a seguir, do romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo: Entretanto, das portas surgiam cabeças congestionadas de sono; ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas; pigarreava-se grosso por toda a parte; começavam as xícaras a tilintar; o cheiro quente do café aquecia, suplantando todos os outros; trocavam-se de janela para janela as primeiras palavras, os bons-dias; reatavam-se conversas interrompidas à noite; a pequenada cá fora traquinava já, e lá dentro das casas vinham choros abafados de crianças que ainda não andam. No confuso rumor que se formava, destacavam-se risos, sons de vozes que altercavam, sem se saber onde, grasnar de marrecos, cantar de galos, cacarejar de galinhas. De alguns quartos saíam mulheres que vinham pendurar cá fora, na parede, a gaiola do papagaio, e os louros, à semelhança dos donos, cumprimentavam-se ruidosamente, espanejando-se à luz nova do dia. Daí a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente; uma aglomeração tumultuosa de machos e fêmeas. (Disponível em http. Dominiopublico. Gov. Br/download/texto/bn000003. Pdf, acessado em 15 de setembro de 2012) O fragmento revela as marcas do estilo a. Romântico b. Arcade c. Realista d. Simbolista e. Parnasiano
Soluções para a tarefa
Resposta:
Realismo
Explicação: A classe burguesa já despontava como protagonista do movimento
romântico, no Realismo, proposta estética da segunda metade do século XIX, esta classe
desfrutava plenamente o poder, evoluindo dentro do sistema capitalista. Neste momento,
estabeleceu-se a luta de classes, entre burguesia e proletariado, que colocava em evidência o
sistema de exploração do trabalho com a progressiva industrialização.
Mas não foram somente a consciência de classe do proletariado, as conquistas sociais,
bem como a teoria do socialismo que marcou a segunda metade do século XIX, algumas
teorias cientificistas também contribuíram na caracterização do movimento realista, como o
determinismo de Taine, o positivismo de Augusto Comte e o evolucionismo de Darwin.
Segundo Massaud Moisés, os escritores da época, influenciados por essas teorias,
"dispunham a examinar a existência humana, movidos por intuitos científicos, de modo a
converter a obra de arte num autêntico laboratório, em defesa da causa social".
Nesse sentido, você já deve ter imaginado que uma literatura que se apropria do
pensamento racionalista científico para ser elaborada, não tem mais espaço para a emoção, a
subjetividade excessiva, como vimos no Romantismo. O que vai reger a literatura realista é a
objetividade, a razão, uma descrição nua e crua dos seres vivos e dos lugares, detectando as
contradições da natureza humana e os vícios da sociedade burguesa, apelando para uma
descrição minuciosa das personagens no romance