Leia o fragmento a seguir. Depois, responda às questões em seu caderno. O que ninguém esperava [...] era a extraordinária universalidade e profundidade da crise que começou com a quebra da Bolsa de Nova York, em 29 de outubro de 1929. Equivaleu a algo muito próximo do colapso da economia mundial [...] Houve uma crise na produção básica tanto de alimentos como de matérias-primas, porque os preços [...] entraram em queda livre. O preço do chá e do trigo caiu dois terços; o da seda bruta, três quartos. Isso deixou prostrados os seguintes países [...]: Argentina, Austrália, países balcânicos, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Egito, Equador, Finlândia, Hungria, Índia, Malásia Britânica, México, Índias Holandesas (atual Indonésia), Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, cujo comér- cio internacional dependia de uns poucos produtos primários. Em suma, tornou a Depressão global, em sentido literal. HOBSBAWM
a) Escreva um título para esse trecho que você leu.
b) Por que os países citados por Hobsbawm foram atingidos pela crise, se ela se iniciou nos Estados Unidos?
c) De que forma essa crise atingiu o Brasil, especificamente?
d) Por que a crise atingiu os países europeus?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a- A Crise não foi só dos EUA.
b- Porque esses países tinham o comercio internacional dependente de uns poucos produtos primários
c- O Brasil com o café tinha maior produto de exportação no período, os EUA sendo os maiores compradores do café, deixam de consumi-los assim como os outros países afetados pela crise. Provando então a falência de industrias e cafeicultores , desemprego, inflação e alto custo de vida. E por isso foi implantado o convenio de Taubaté.
d- Porque os EUA deixaram de fazer empréstimos e importações
a- Repercussão mundial da crise de 29.
b- Os países citados no texto foram afetados em virtude da globalização e dependência econômica e comercial existente entre as nações.
c- A crise de 29 atingiu o Brasil uma vez que o território brasileiro era responsável por exportar café para o mundo, sobretudo para os EUA, um dos maiores compradores. Com a crise, os americanos deixaram de adquirir grande parte do produto, fazendo com que muitos agricultores brasileiros fossem a falência, gerando desemprego, inflação e crise.
d- Os países europeus foram atingidos pela crise de 29 uma vez que eram dependentes dos americanos e além disso não conseguiam realizar empréstimos e importar produtos americanos.
Crise de 29
A Grande Depressão ou Crise de 29 foi uma recessão econômica que atingiu países de cunho capitalista. Foi causado pelo aumento do consumo, especulação financeira, venda de ações e consequente quebra da bolsa de valores.
Como consequência houve grande desemprego, falência, redução de produção e surgimento dos ideais totalitários.
Para maiores informações sobre crise de 29, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/226150
Bons estudos!
#SPJ2