Leia o fragmento a seguir:
A política criou a mais louvável das artes, a diplomacia. Trata-se da mais civilizatória das ciências humanas. Sinônimo de fazer política, a diplomacia é a arte de negociar. É a arte de construir acordos entre os diferentes. Sejam nações, grupos ou sociedades.
A partir da reflexão do excerto acima e dos conteúdos sobre política abordados no decorrer do Material Digital, analise as asserções que seguem e a relação proposta entre elas.
I. Para que ocorra resultados positivos na política, é necessário dominar a arte da política.
PORQUE
II. A arte da política permite que o governante obtenha a habilidade de conduzir situações e tê-las sempre a seu favor, angariando simpatizantes e transformando ideias em ações concretas, que, de alguma forma, devem transformar a sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Weber afirma o poder político como carisma do governante. Assim, cabe a Alternativa 1 como correta.
Para Weber, o poder político equivale-se ao domínio e à violência. Assim sendo, o sociólogo analisa as ações humanas na sociedade e como a relação de poder funciona.
O poder surge quando as vontades humanas querem se impor e, assim, os mais fortes dominam os mais fracos à medida que, na sociedade, há camadas de usuários legítimos do poder.
Em primeiro lugar, o Estado. O Estado detém de todo poderio e possui, legitimamente, o uso do poder cunhado em força e violência.
De acordo com Weber, há a dominação tradicional, assentando-se na crença divina e nas tradições e costumes culturalmente aceitas na sociedade. Há a dominação carismática, muito usada por políticos, a fim de ascenderem ao poder, convencendo e sendo influência na vida dos indivíduos.
Há a dominação burocrática ou legal, que são autoridades legítimas por meio das leis e dos regimentos sociais através do mando e da obediência.
Link: brainly.com.br/tarefa/43697281