Ed. Física, perguntado por swellerson82, 8 meses atrás

Leia o extrato de texto:

“As práticas esportivas foram paulatinamente introduzidas na sociedade brasileira a partir do século XIX”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, Fernando Augusto; MARCHI JÚNIOR, Wanderley. (Re)pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 1, p. 42-49, 2016, p. 44.

Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base (Re)pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil sobre a relação entre Estado e esporte no Brasil, assinale a alternativa correta:

A)É possível identificar que o Estado segue desinteressado no esporte, assim como ocorreu durante todo século XX no Brasil.
B)O volume dos investimentos públicos, ilustra o amparo do Estado para com o esporte que se observa desde o Estado Novo.
C)A relação estreita entre esporte e Estado é recente, em razão do Brasil ter sediado megaeventos esportivos nos últimos anos do período demonstrado no gráfico.
D)Na década de 1940, ocorreu o processo de democratização do esporte e sua consolidação como direito social.
E)Nesse período o esporte deveria estar a serviço dos cidadãos organizados esportivamente.

Soluções para a tarefa

Respondido por academicaedf2020
75

Resposta:

preciso

Explicação:

desta resposta também


jardellimaag: precisoo
Respondido por deboradfm
8

Resposta:

Letra B

O volume dos investimentos públicos, ilustra o amparo do Estado para com o esporte que se observa desde o Estado Novo.

Explicação:

Conforme texto-base, além do volume dos investimentos, a relação entre esporte e Estado acontece no campo esportivo desde o Estado Novo: "Esse movimento deixou um grande lastro na política esportiva brasileira, que até hoje convive com fenômenos tais como o clientelismo, o utilitarismo e o assistencialismo. Resgatar a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil, portanto, ajuda a pensar as atuais políticas esportivas nas diferentes esferas de governo e desnuda a incapacidade da área de desvencilhar-se de práticas oriundas no Estado Novo” (Texto-base, p. 48).

Perguntas interessantes