Leia o extrato de texto:
“As justificativas do poder público para sua ação intervencionista no campo esportivo orientaram-se, basicamente, pela necessidade de constituição de um árbitro neutro para os conflitos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STAREPRAVO, Fernando Augusto; MARCHI JÚNIOR, Wanderley. (Re)pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 1, p. 42-49, 2016, p. 45.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do texto-base (Re)pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil sobre o ideário estadonovista evidenciado no Decreto 3.199/1941, é correto afirmar que:
A em nome de uma harmonia social e do fortalecimento do Estado, houve uma sobreposição do público ao privado.
B houve uma democratização do esporte a partir da oposição do público ao privado, tal como se pretendia.
C o esporte foi tomado como meio de decadência do nacionalismo, em representação da própria nação.
D o esporte foi periférico no período, visto que eram as ginásticas que representavam modernidade e progresso.
E o projeto para o esporte se apoiou em duas dimensões centrais do ideário estadonovista.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Letra A: em nome de uma harmonia social e do fortalecimento do Estado, houve uma sobreposição do público ao privado.
Explicação:
Conforme o texto-base, “[...] o projeto para o esporte se apoiou em três dimensões centrais e constitutivas do ideário estadonovista. A primeira dimensão dizia respeito ao corporativismo, adotado como estratégia de organização e disciplinamento da sociedade. Em nome da harmonia social e do pretendido fortalecimento do Estado, tal estrutura caracterizou-se como ‘[...] uma sobreposição do público ao privado’” (Texto-base, p. 46).
Perguntas interessantes