Leia o excerto que segue retirado do poema "Violões que Choram" de Cruz e Souza.
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.
Tudo nas cordas dos violões ecoa
E vibra e se contorce no ar, convulso...
Tudo na noite, tudo clama e voa
Sob a febril agitação de um pulso.
(CRUZ e SOUZA. Poesias Completas. 1995. p.50-53)
O poeta Cruz e Sousa, maior representante do Simbolismo brasileiro, ao compor os versos lidos, valeu-se de:
ALTERNATIVAS
Muitas antíteses e paradoxos, como fizeram os poetas barrocos para frisar o jogo de contrastes.
Somente de rimas, para conseguir incutir ritmo e musicalidade ao texto.
Aliterações, assonâncias e rimas, para conseguir dar ritmo e musicalidade ao texto, como já sugerido pelo título do poema.
Versos metrificados, mas não rimados, com poucas aliterações e assonâncias, pois não desejava dar ritmo ao texto.
Uso de versos brancos e muita antítese para desequilibrar a harmonia dos violões mencionados no poema.
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Aliterações, assonâncias e rimas, para conseguir dar ritmo e musicalidade ao texto, como já sugerido pelo título do poema.
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A alternativa correta é a terceira opção: Aliterações, assonâncias e rimas, para conseguir dar ritmo e musicalidade ao texto, como já sugerido pelo título do poema.
O título "Violões que choram" já remetem a musicalidade desses instrumentos, portanto a escolha de palavras e de figuras de linguagem feitas pelo autor desse poema usa e abusa e encontros consonantais para conferir musicalidade à essa obra.
Vale lembrar as definições de Aliterações, assonâncias e rimas :
Aliteração ; Repetição de consoantes iguais em versos
Assonâncias: Repetição de vogais em versos
Rima: Combinação de vogais tônicas nos versos de um poema
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Anexos:
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