Leia o excerto
lluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem. Tal menoridade é por culpa própria, se a sua causa não residir na carência de entendimento, mas na falta de decisão e de coragem em se servir de si mesmo, sem a guia de outrem. Sapere aude! Tem a coragem de te servires do teu próprio entendimento! Eis a palavra de ordem do Iluminismo (KANT, I. Resposta à pergunta: “Que é o Iluminismo?”. 1783, p.1 grifos do autor)
Interprete esse texto e disserte sobre as origens do iluminismo
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
O texto, do idealista alemão Kant, simboliza um modo de compreender a experiência humana que é típico do iluminismo: ser livre é ser responsável por si mesmo, afastar-se dos dogmas e das "interpretações" sobre o mundo que são impostas de geração em geração e investigar, por si só, a natureza, assumindo a responsabilidade por seus próprios atos e escolhas.
O Iluminismo surge justamente neste contexto histórico de afastamento do dogmatismo religioso, questionamento da sociedade absolutista e de uma valorização do modelo experimental como forma de chegar à verdade científica.
Respondido por
9
- Resposta: O texto, do idealista alemão Kant, simboliza um modo de compreender a experiência humana que é típico do iluminismo: ser livre é ser responsável por si mesmo, afastar-se dos dogmas e das "interpretações" sobre o mundo que são impostas de geração em geração e investigar, por si só, a natureza, assumindo a responsabilidade por seus próprios atos e escolhas.
- O Iluminismo surge justamente neste contexto histórico de afastamento do dogmatismo religioso, questionamento da sociedade absolutista e de uma valorização do modelo experimental como forma de chegar à verdade científica.
Explicação: ESPERO TER AJUDADO!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Filosofia,
11 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás