Geografia, perguntado por jakealex, 11 meses atrás

Leia o excerto de texto:


“Devemos entender que a geografia agrária não está isolada dos outros ramos das ciências que também buscam compreender e analisar o espaço agrário, como a antropologia rural, a sociologia rural, a economia agrária, a política rural, a filosofia agrarista e a história do campo, que são ramos de outras ciências que vão ao encontro da geografia agrária.”


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLESKO, G. F. Geografia Agrária. Curitiba: InterSaberes, 2017.


Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do texto-base Geografia Agrária no Brasil: conceitualização e periodização, leia as afirmativas a seguir a respeito dos estudos de geografia agrária a partir dos anos de 1970.

I. No final da década de 1970 a Geografia sofreu um questionamento sobre sua responsabilidade em relação à sociedade e isso afetou a geografia agrária que passou a incluir os debates sociais nas suas pesquisas.
II. O novo viés teórico que marcou a geografia agrária a partir do final da década de 1970 e se estabeleceu na década de 1980, deu ênfase aos aspectos culturais do modo de viver e produzir no campo, minimizando as pesquisas quantitativas que marcaram essa área da geografia em outros tempos.
III. A quebra de paradigma no campo de estudos da geografia agrária se deu efetivamente na década de 1980 quando se estabelece, destacadamente, uma ótica social para pensar o agro.
IV. A partir da década de 1980 os estudos da geografia agrária deixaram de lado a atividade agrícola, fundamental em outros períodos, passando a focar nas diferenciações espaciais, nas diversas formas de organização do espaço agrário.


É correto o que se afirma em:

A I, II e III
B II, III e IV
C II e III
D I, III e IV
E II e IV


carlossiebel: preciso da resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
5

A) I, II e III.

Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:

I – Correta. No final da década de 1970, a geografia agrário começa a apresentar inclusão de debates relacionados a aspectos sociais em suas pesquisas.

II – Correta. A ênfase nos aspectos culturais do modo de viver e produzir no campo teve início na década de 1970 e se consolidou a partir da década de 1980.

III – Correta. Foi na década de 1980 que se estabeleceu a quebra de paradigma no campo de estudos da geografia agrária.

IV – Incorreta. Mas os estudos da geografia agrária sempre consideraram a atividade agrícola, independentemente, da abordagem da época.

Bons estudos!

Perguntas interessantes