Leia o excerto da música “língua” cantada por Caetano Veloso:
Gosto de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões.
[...]
Flor do Lácio Sambódromo Lusamérica latim em pó
O que quer
O que pode esta língua?
[...]
A língua é minha pátria
E eu não tenho pátria, tenho mátria
E quero frátria.
[...]
Minha pátria é minha língua.
Considere a letra da música e a Unidade III do seu livro, em específico o item "Do lado de cá do atlântico: um passeio pela língua portuguesa brasileira", e analise os itens de 1 a 4, associando as duas colunas.
(1) Língua de Camões.
(2) Lusamérica.
(3) Latim em pó.
(4) Minha pátria é minha língua.
( ) Língua portuguesa no Brasil. Família Real chega ao Brasil. Língua do colonizador e do colonizado. Diploma com português do Brasil.
( ) Dissolução do Império Romano. Condado portucalense. Batalha de Ourique. Independência de Portugal. Língua portuguesa.
( ) Língua da região de Lusitânia (Portugal). Evento expansionista e projeto marítimo português. Colonização. Língua portuguesa na América (Brasil).
( ) Independência política de Portugal. Língua portuguesa. Criação de Universidades. Desenvolvimento de poesias épicas como os Lusíadas.
A sequência correta desta associação é:
Alternativa 1:
(4), (3), (1), (2).
Alternativa 2:
(1), (2), (4), (3).
Alternativa 3:
(4), (3), (2), (1).
Alternativa 4:
(4), (2), (3), (1).
Alternativa 5:
(4), (1), (2), (3).
Soluções para a tarefa
Olá pessoal,
segue anexo resposta correta
1 preenche a lacuna IV pois à época de Camões acontecia a União Ibérica, de modo que Portugal e Espanha encontravam-se unidos. Camões é, também, o autor de Os Lusíadas.
2 preenche a lacuna III, pois a Lusamérica, ou "América Portuguesa" era o grande projeto colonial/expansionista empreendido pelos portugueses, que se reflete na poesia da época.
3 preenche a lacuna II. Portugal era parte do Império Romano, de modo que a dissolução/queda do Império contribuiu para a transformação do latim na região em uma língua nova.
4 preenche a lacuna I, pois no século XIX a questão do nacionalismo torna-se forte em todo o mundo, de modo que a língua passa a ser, também, um símbolo patriótico/da identidade nacional.
É correta a alternativa 3.