Leia o excerto apresentado a seguir: Os seres humanos podem comunicar uns aos outros um número infinito de mensagens sobre um número indeterminado de temas. O emissor e o receptor de uma mensagem pode codificar e decodificar mensagens inteiramente novas, nunca produzidas ou ouvidas anteriormente. Os animais só podem produzir um número reduzido de tipos de mensagens sobre um número limitado de temas, que têm a ver, principalmente, com a preservação da espécie (reprodução, proteção, alimentação). (SALCES, Claudia Dourado de. Fonética e Fonologia: Linguagem Humana e Comunicação Animal. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.) Assinale a alternativa que apresenta a característica da língua apresentada no excerto: Selecione uma alternativa: a) Arbitrariedade e linearidade b) Economia linguística c) Independência de estímulo d) Intencionalidade clara e definida e) Produtividade/criatividade Leia o excerto apresentado a seguir:
Os seres humanos podem comunicar uns aos outros um número infinito de mensagens sobre um número indeterminado de temas. O emissor e o receptor de uma mensagem pode codificar e decodificar mensagens inteiramente novas, nunca produzidas ou ouvidas anteriormente. Os animais só podem produzir um número reduzido de tipos de mensagens sobre um número limitado de temas, que têm a ver, principalmente, com a preservação da espécie (reprodução, proteção, alimentação).
(SALCES, Claudia Dourado de. Fonética e Fonologia: Linguagem Humana e Comunicação Animal. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.)
Assinale a alternativa que apresenta a característica da língua apresentada no excerto:
Selecione uma alternativa:
a)
Arbitrariedade e linearidade
b)
Economia linguística
c)
Independência de estímulo
d)
Intencionalidade clara e definida
e)
Produtividade/criatividade
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a c) Independência de estímulo.
A linguística histórica, dominante no século XIX, tem por objetivo classificar as línguas do mundo de acordo com suas afiliações e descrever o seu desenvolvimento histórico. Na Europa do século XIX, a linguística privilegiava o estudo comparativo histórico das línguas indo-europeias, preocupando-se especialmente em encontrar suas raízes comuns e em traçar seu desenvolvimento.
Os linguistas também diferem em quão grande é o grupo de usuários das linguagens que eles estudam. Alguns analisam detalhadamente a linguagem ou o desenvolvimento da linguagem de um dado indivíduo. Outros estudam a linguagem de toda uma comunidade, como por exemplo a linguagem de todos os que falam o inglês vernáculo afro-americano.
Espero ter ajudado.
Resposta:
c) Independência de estímulo.
Explicação: