Leia o excerto abaixo, escrito por Pedro Abelardo no século XII:
Ultimamente, os meus rivais inventaram uma nova calúnia contra mim, pelo fato de eu escrever sobre a arte da dialética, afirmando que não é permitido a um cristão tratar de coisas que não digam respeito a fé. Dizem que esta ciência não só não nos prepara para a fé, como a destrói, pelas implicações dos seus argumentos. Mas muito eu me maravilho por não dever discutir o que a eles lhes é permitido ter. [...] Por conseguinte, tem de considerar-se bom o estudo de todas as ciências, visto ser bom o que dele deriva; e especialmente deve insistir-se no estudo da doutrina pela qual se conhece a maior verdade. Assim é a dialética, cuja função consiste em distinguir entre a verdade e a falsidade [...].
Pedro Abelardo. Dialectica. In: Cousin. V. Ouvrages inédits d’Abélard. Paris, 1836. P. 434-4. Apud Espinosa. Op. cit., p.259-60. In: PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. História da idade média. UNESP, 2000.
No documento acima é possível depreender uma defesa que Pedro Abelardo faz da dialética, uma visão atrelada à escola filosófica-teológica. Assinale a alternativa que representa o movimento ao qual Abelardo pertencia.
Alternativas
Alternativa 1:
Patrística.
Alternativa 2:
Estoicismo.
Alternativa 3:
Epicurismo.
Alternativa 4:
Escolástica.
Alternativa 5:
Maniqueísmo.
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa 4.
Pedro Abelardo foi um pensador da escolástica, tendo vivido nos Séculos XI e XII, quando esta forma de fundamentação filosófica (que mesclava elementos da teologia Cristã com os da filosofia de Aristóteles) era o principal modelo cultural europeu.
Abelardo contribuiu para a divulgação da sua interpretação de Aristóteles, para a preservação de textos antigos e para o desenvolvimento da teologia católica, tendo sido, ao mesmo tempo, um grande filósofo e um importante teólogo medieval.
Resposta:
escolásticos
Explicação:
Os escolásticos procuraram dar
sustentação teórica à verdade da doutrina cristã, assim como reconciliar
pontos de vista contraditórios na teologia cristã; e, para esse fim, desenvolveram um método extremamente requintado de investigação das questões
filosóficas e teóricas. Na história inicial da escolástica, muito material teológico foi organizado de forma sistemática. No século XII, os escolásticos
estavam coligindo Sentenças, que eram citações ou sumários de dogmas
compilados da Bíblia e da literatura patrística; ao interpretá-los (expositio,
catena, lectio), eles adotaram gradualmente uma discussão sistemática de
textos e problemas (quaestio, disputatio).