ENEM, perguntado por Devequi, 1 ano atrás

Leia o excerto abaixo e responda a proposta.

A questão da desigualdade entre homens e mulheres é um fator histórico das sociedades ocidentais, sendo que desde a antiguidade a mulher era tratada como um ser inferior ao homem, devido a diversas crenças religiosas que legitimavam tal perspectiva e que se permeavam pelos costumes sociais, sobretudo na sociedade hebraica que era caracterizada pelo patriarcado e pela hierarquização das relações sociais. Aristóteles, um pensador do século III a.C. já dizia, contradizendo Platão, que a mulher deveria ser submissa ao homem e que tal submissão é um fator natural do gênero humano, não podendo ser modificado, sob pena de alterar-se a natureza.

No entanto, deve-se notar que a concepção aristotélica não há de ser aplicada à sociedade moderna, substancialmente após o período das duas guerras mundiais, momento pela qual as mulheres conquistaram seu espaço no mercado de trabalho e passaram cada vez mais a buscar sua independência do gênero masculino, tão subjulgado em toda a história. Após isso, a libertação sexual contribuiu para o feminismo e para o pós-feminismo, representando a libertação da mulher de sua condição de objeto sexual aos homens.

Entretanto, o que ocorre atualmente não deixa de ser uma desigualdade. Mulheres estão cada vez mais se posicionando em cargos de chefias em diversas empresas do Brasil e do mundo, reassumindo e refirmando sua posição social. Mas na grande maioria dos casos, as mulheres possuem uma jornada dupla, na qual trabalham fora e, além disso, devem também trabalhar em casa, o que se configura como uma grande desigualdade.

A emancipação feminina resultou na sua dupla exploração, na qual o discurso machista permanece como superficialmente libertador e progressista, mas a prática demonstra o conservadorismo e a hierarquização das relações de gênero.

Disponível em: http://www.cruzeirodovale.com.br/artigos/a-desigualdade-de-genero-na-sociedade-brasileira/. Acesso em 10 set.2016.



À luz das discussões abordadas nas videoaulas sobre Ética e Sociedade e com base no texto proposto, discorra sobre as discrepâncias relevantes entre homens e mulheres sob diversos aspectos, como acesso aos cargos políticos eletivos, a postos hierárquicos elevados e à distribuição de tarefas e atividades nos espaços público e privado (vida social e casa, respectivamente).

Apresente dois exemplos relacionados ao seu cotidiano em que a ética foi suplantada por aspectos de gênero.

Soluções para a tarefa

Respondido por mabimta
8
Nao é preciso pensar muito para responder essas coisas , o salario por exemplo uma questao de ética (todos iguais , ou quem faz o trabalho melhor ganha mais ) , a maioria das mulheres no mesmo cargo do homem recebe menos , ou até em vagas para emprego manual , homem mesmo podendo ser mais fraco que a mulher que foi entrevistada anteriormente tera mais chances de conseguir , pois ainda ha o machismo no mundo e nao é pouco , muito ao contrário ... 
Perguntas interessantes