Leia o excerto a seguir:
“Um gerente, encorajado pela aparente disposição da cúpula da empresa em fomentar esse tipo de atitude, expôs um problema. Quando começou a discutir o assunto no programa de liderança, achava que seria uma oportunidade de praticar um novo comportamento e ajudar a empresa a fazer a coisa certa. [...] quando o gerente o confrontou, ele fez o que sabia que devia fazer, elogiando seu subordinado por defender aquilo em que acreditava. A portas fechadas, porém, esse mesmo chefe pôs-se a arquitetar uma maneira de livrar-se do rapaz”.
GOLEMAN, D.; BOYATZIS, R.; MCKEE, A. O poder da inteligência emocional. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2002, p. 229.
Considerando o caso narrado, assinale a alternativa correta:
a) Comparar as características de um candidato com as da equipe e liderança com quem trabalhará resulta em pouco efeito.
b) Não é eficiente contratar pessoa com muita iniciativa e autonomia em empresa excessivamente hierárquica.
c) Não é possível evitar confrontos como no caso narrado, pois se trata de algo muito raro de ocorrer.
d) Para o selecionador, saber se há grande hierarquia não facilita na previsão quanto ao sucesso na contratação de um funcionário.
e) O desconhecimento da cultura da organização não leva a prejuízos aos funcionários.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Resposta Correta:
Não é eficiente contratar pessoa com muita iniciativa e autonomia em empresa excessivamente hierárquica.
Resposta:
b) Não é eficiente contratar pessoa com muita iniciativa e autonomia em empresa excessivamente hierárquica.
Explicação:
Resposta correta. Conflitos como o narrado na questão ainda são comuns. O desconhecimento da cultura da organização leva a prejuízos aos funcionários, como advertências e até mesmo demissão. Para o selecionador, saber se há grande hierarquia facilita na previsão quanto ao sucesso na contratação de um funcionário. Comparar as características de um candidato com as da equipe e liderança com quem trabalhará resulta em efeito muito positivo. Ao conhecer o excesso de hierarquia e baixo apoio à inovação, a contratação de candidato com perfil muito autônomo pode ser complicada para a empresa e para a pessoa. A contratação de pessoa com muita iniciativa em empresa burocrática pode causar desmotivação por parte do funcionário e insatisfação por parte da empresa.