Leia o excerto a seguir:
“Tem algumas atitudes acerca da percepção visual entre os sujeitos surdos, por exemplo, durante a conversa ficar de frente a frente é uma circunstância muito valorizada pelo povo surdo, não importando a distância, por isso eles evitam virar as costas enquanto estão em interação; se isso ocorre é considerado como insulto ou desinteresse (STROBEL, 2008, p. 42).”
STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda . Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008.
Considerando o excerto apresentado, sobre o artefato cultural da cultura surda, analise as afirmativas a seguir:
I. A maneira como as pessoas se comunicam não são consideradas artefatos culturais.
II. Os costumes de um povo são considerados artefatos culturais pertencentes àquela cultura.
III. Na cultura surda, a maneira como os interlocutores se posicionam presencialmente é relevante para a comunicação.
IV. Na cultura surda, a maneira como os interlocutores se posicionam é indiferente e não representam um artefato cultural.
É correto o que se afirma em:
a) I, II e III, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
A alternativa que apresenta as afirmativas corretas sobre o artefato cultural da cultura surda é a letra E) II e III, apenas.
A seguir, analisaremos cada uma das afirmações apresentadas no enunciado a fim de conferir a sua veracidade:
I - INCORRETA, porque a maneira como as pessoas se comunicam são sim consideradas artefatos culturais.
II - CORRETA, dado que os costumes da população são definidos como artefatos culturais que fazem parte de determinada cultura.
III - CORRETA, uma vez que a forma como as pessoas se posicionam de maneira presencial importa para a comunicação entre os surdos.
IV - INCORRETA, visto que a forma como os interlocutores se posicionam não é indiferente e representam sim um artefato cultural.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/46457052
Resposta:
II e III
Explicação:
A alternativa está correta, pois, em uma cultura, os artefatos culturais podem ser, dentre eles, imateriais, como os costumes pregados por aquela comunidade. Na cultura surda, a percepção visual é um marco identificador muito grande, pois tanto os surdos que sinalizam em Libras quanto aqueles oralizados que fazem a leitura labial precisam estabelecer contato visual com o seu interlocutor. Dessa forma, a maneira como eles se posicionam é relevante para o estabelecimento de uma comunicação. Se algo fica no meio, obstruindo a visão da pessoa surda, é como se houvesse um ruído que atrapalha o ouvinte escutar.