Leia o excerto a seguir:
“Quase todos os Alanos são altos e formosos, com os cabelos quase louros, um olhar terrível e perturbador e velozes no uso das armas. Em tudo são semelhantes aos Hunos, mas na maneira de viver e nos costumes, menos selvagens, Roubando e caçando, andam de um lado para o outro, até lugares tão distantes como lagoa Meótis e o Bósforo Cimério (...) Assim como para os homens sossegados e plácidos o repouso é agradável, assim eles encontram prazer no perigo e na guerra. É considerado feliz aquele que sacrificou sua vida na batalha, enquanto que aqueles que envelheceram e deixaram o mundo por morte fortuita atacam com terríveis censuras de degenerados e cobardes; e não existe nada de que mais se orgulhem do que matar um homem (...)”.
ESPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais . Lisboa: Sá da Costa, 1981, p. 6.
O trecho apresentado registra as impressões de Amiano Marcelino (330-400), historiador e militar de alta patente, sobre os Alanos, uma das tribos germânicas que invadiram os domínios do Império Romano. Considerando os elementos descritos no trecho, analise as afirmativas a seguir:
I. Os Alanos eram povos agrícolas e que preferiam o modo de vida sedentário às migrações.
II. O modo de vida dos Alanos, por um segundo, faz parecer crer ao cronista que são semelhantes aos Hunos, em grande medida, em virtude do nomadismo e da pilhagem, dos saques de povos e cidades romanas.
III. A morte natural por velhice era motivo de satisfação e de glória, em oposição à morte em combate, nos campos de batalha.
IV. As informações transmitidas pelo cronista partem da esfera cultural romana, daí, muitas vezes, a necessidade que o historiador tem de interpretar esse registro ao invés de tomá-lo como verdade.
É correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Se for só uma opção a II está correta! A I e III estão incorretas. Porem fiquei meio na dúvida da IV
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
8 meses atrás