Leia o excerto a seguir:
"[...] quando a Inglaterra fez empréstimos à Argentina para a construção de ferrovias, a maioria dos trilhos, material rolante, etc. foi comprada à Inglaterra com lucros para os fabricantes ingleses. A exportação de capital excedente trouxe, nesse caso, também, lucro para os industriais ingleses." (HUBERMAN, Leo. A história da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1974, p.263.)
A qual prática refere-se o fragmento de texto de Huberman?
Soluções para a tarefa
Respondido por
278
Ao processo de expansão capitalista, o imperialismo ou neocolonialismo, marcado pela disputa de áreas afro-asiáticas que se deu a partir da segunda metade do século XIX.
Respondido por
61
O texto faz menção às pratica imperialistas e neocolonialistas observadas no mundo, durante aos anos finais do século XIX e inicio do século XX.
Essa pratica também é chamada de monopolização do capital, tendo tais ocorrências resultado nos motivos para o inicio das tensões na Europa. Essas disputas resultaram na primeira guerra mundial.
A Inglaterra como pioneira na industrialização, detinha muito poder econômico, esse poderio incomodou outros países que buscavam conseguir novos espaços no mercado industrial.
Perguntas interessantes
ENEM,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás