Leia o excerto a seguir:
O que não é defendido por nenhum linguista é a concepção prescritiva, ou normativa, predominante na escola, que justifica o ensino da gramática para aprender a falar e escrever “corretamente” e que pressupõe uma relação entre o conhecimento de regras e o uso ‘correto’ da língua. A noção de ‘uso correto’ da Gramática Normativa tem como ideal uma norma que não existe mais, nem na língua escrita nem na língua falada, e que se resume aos textos de autores consagrados. (KLEIMAN, SEPULVEDA, 2014, p. 42)
(KLEIMAN, Angela; SEPULVEDA, Cida. Oficina de gramática: metalinguagem para principiantes. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.)
Analisando o excerto, escolha a alternativa que apresenta aspectos que NÃO podem ser associados à perspectiva prescritiva/normativa do ensino de Gramática:
a.
Essa concepção ignora as diferentes linguagens ou semioses (que compõem especialmente os textos que circulam em meios digitais), quanto as situações comunicativas de uso da língua.
b.
Essa concepção ignora tanto a variação dialetal (devido a diferenças regionais, sociais, etárias), quanto as situações comunicativas de uso da língua.
c.
Essa concepção ignora tanto a variação dialetal (devido a diferenças regionais, sociais, etárias), quanto as dificuldades de leitura e escrita dos alunos.
d.
Essa concepção foca apenas os gêneros socialmente privilegiados pela sociedade e não dá atenção para os contextos comunicativos de uso da língua.
e.
Essa concepção tem como foco a valorização da variação dialetal (devido a diferenças regionais, sociais, etárias) o que auxilia a atuação dos alunos em situações comunicativas de uso da língua.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
e. Essa concepção tem como foco a valorização da variação dialetal (devido a diferenças regionais, sociais, etárias) o que auxilia a atuação dos alunos em situações comunicativas de uso da língua.
Explicação:
A Gramática normativa leva em conta a norma padrão, que de certa forma é a norma culta, relacionada a variedade de prestígio, que acaba excluindo os dialetos, da comunicação do dia-a-dia, ignorando estas variedades e as situações comunicativas de uso da língua.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás