Leia o excerto a seguir:
“O cidadão interessado e bem informado pode congratular-se consigo mesmo em razão de seu elevado estágio de interesse e informação, sendo para ele impossível perceber sua recusa de tomar decisões e agir. Em resumo, ele considera seu contato secundário com a esfera da realidade política, suas leituras, seus programas de rádio, suas reflexões, como um desempenho substitutivo”. (LAZARSFELD; MERTON, 1971, p. 241)
LAZARSFELD, P. F.; MERTON, R.K. Comunicação de massa, gosto popular e ação social organizada. In: COHN, Gabriel (Org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1971. p.230-256.
Considerando o excerto apresentado, sobre a disfunção narcotizante de Lazarsfeld e Merton, analise as afirmativas a seguir:
I. Os meios de comunicação de massa, a exceção do jornal, contribuem para o estado social de disfunção narcotizante.
II. As notícias veiculadas pela mídias oferecem informações em profundidade, ainda que as pessoas se mantenham inertes.
III. A disfunção narcotizante gera um estado de apatia nas audiências, que não agem, nem tomam decisões.
IV. O conceito de disfunção narcotizante reforça o entendimento difuso entre pesquisadores do Mass Communication Research sobre a passividade do receptor.
Está correto o que se afirma em:
a.
I, III e IV, apenas.
b.
I, II e IV, apenas.
c.
III e IV, apenas.
d.
I e IV, apenas.
e.
I e II, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
c) III e IV apenas
Explicação:
A alternativa está correta, pois a disfunção narcotizante foi descrita por Lazarsfeld e Merton como um dos efeitos do contato do homem moderno com as mídias. Por intermédio dessa interação, ainda que tenhamos acesso a um conteúdo variado sobre vários temas, obtemos um conhecimento superficial, que não nos estimula agir
Perguntas interessantes