Leia o excerto a seguir: “Num exercício de imaginação, suponhamos que um dos missionários jesuítas do século XVI, durante a sua permanência no Brasil, tenha dividido as suas observações entre o comportamento dos indígenas e os hábitos das formigas saúva. Quatro séculos depois, qualquer entomologista poderá constatar que não houve qualquer mudança nos hábitos dos referidos insetos. Durante quase meio milênio, as habitantes do formigueiro repetiram os procedimentos de suas antecessoras, obedecendo apenas as diretrizes de seus padrões genéticos. Supondo, por outro lado, numa hipótese quase absurda, que um dos grupos indígenas observados tenha sobrevivido aos quatro séculos de dizimação, graças a um isolamento em relação aos brancos, o que constataria um antropólogo moderno?”. LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico, 2000, p. 49. Partindo da noção de que o estudo antropológico observa os seres humanos, e com base no que foi aprendido sobre o campo de estudos da Antropologia e o surgimento da disciplina, podemos afirmar que:
a.
surgida no século XVIII, no contexto do Iluminismo, a Antropologia é a ciência que estuda a cultura e suas expressões artísticas. Ela se popularizou na Revolução Industrial, juntamente com o surgimento da cultura de massa e o estudo do impacto das produções artísticas nas sociedades contemporâneas.
b.
a Antropologia surgiu na Antiguidade Grega. No século V a. C., Heródoto de Helicarnasso foi o primeiro antropólogo que registrou, por meio de narrativas de viagens, minuciosas descrições sobre a Ásia Ocidental, o Egito e a costa do Mar Negro, bem como seus habitantes, seus idiomas, o vestuário e as instituições políticas e religiosas.
c.
a Antropologia é um ramo da Arqueologia que se desenvolve no Iluminismo. Ela se ocupa exclusivamente do estudo das culturas extintas, bem como suas influências nas sociedades atuais. Seus métodos e técnicas de pesquisa incluem a análise de cultura material, registros históricos, linguística e o estudo de fósseis.
d.
definida como uma ciência no século XVIII, a Antropologia pesquisa sistematicamente todas as manifestações do ser humano e da atividade humana. Ela identifica, descreve e interpreta os costumes e o comportamento humano, analisando os processos pelos quais os costumes persistem ou se transformam.
e.
a Antropologia é um ramo das ciências biológicas feita exclusivamente em laboratório. Por meio da análise de fósseis, DNA e da observação de fenômenos biológicos, os antropólogos podem estudar como o modo de vida e o meio ambiente interferem no corpo humano e nos padrões de comportamento.
Soluções para a tarefa
Definida como uma ciência no século XVIII, a Antropologia pesquisa sistematicamente todas as manifestações do ser humano e da atividade humana. Ela identifica, descreve e interpreta os costumes e o comportamento humano, analisando os processos pelos quais os costumes persistem ou se transformam. (Alternativa D)
Olá!
A alternativa D de fato está correta.
Apesar de seu nascimento no século XVIII ela passou por variações e quebras de conceito, onde em um determinado período o etnocentrismo era uma escola de pensamento difundida, para a quebra desse paradigma e o estudo dos diferentes povos sem quaisquer tipo de sobreposição étnica.
Vale ressaltar que no século XIX e XX as escolas antropológicas cresceram também no brasil, junto da sociologia, como um estudo das relações sociais no período da escravidão e a era moderna que veio a surgir.
Até mais!