Leia o excerto a seguir.
“Especificamente, o pronunciamento estabelece que se qualifica como item protegido um ativo ou um passivo reconhecido, um compromisso firme não reconhecido, uma transação prevista ou um investimento líquido em operação no exterior. Assim, o pronunciamento permite que o item protegido seja um item (ou um conjunto de itens) reconhecido nas demonstrações financeiras (no caso de ativos, passivos e investimentos em controladas/coligadas no exterior) ou decorrente de transação futura (como no caso de compromissos firmes e transações altamente prováveis)”.
GALDI, F. C.; BARRETO, E.; FLORES, E. Contabilidade de instrumentos financeiros: IFRS 9 - CPC 48. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 176.
A partir dessas informações e do conteúdo estudado sobre classificação e mensuração do hedge, é correto afirmar que, na mensuração inicial, a entidade deve mensurar o ativo financeiro ou o passivo financeiro:
( ) a custo histórico.
( ) ao seu valor justo.
( ) a preço de mercado.
( ) ao custo amortizado.
( )com base no fluxo de caixa futuro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta Correta: ao seu valor justo.
Explicação:
O CPC 48 não trata do tipo de mensuração inicial de ativo ou passivo financeiro a custo histórico, a preço de mercado, ao custo amortizado e com base no fluxo de caixa futuro.
Assim, na mensuração inicial, conforme o CPC 48, a empresa entidade deve mensurar o ativo financeiro ou o passivo financeiro ao seu valor justo.
A entidade deve, todavia, mensurar as contas a receber de clientes ao seu preço de transação.
Resposta:
ao seu valor justo
Explicação:
Resposta correta. A alternativa está correta, pois, na mensuração inicial, conforme o CPC 48, a empresa entidade deve mensurar o ativo financeiro ou o passivo financeiro ao seu valor justo. A entidade deve, todavia, mensurar as contas a receber de clientes ao seu preço de transação.