Leia o excerto a seguir.
“[...] é possível compreender que a contabilidade como área do conhecimento conseguiu, após algumas décadas, formular um modelo normativo potencialmente robusto, o qual permitiu que os instrumentos financeiros fossem reconhecidos junto aos seus relatórios, levando-se em consideração as idiossincrasias desses itens, bem como a intenção das organizações acerca desses elementos patrimoniais”.
GALDI, F. C.; BARRETO, E.; FLORES, E. Contabilidade de instrumentos financeiros: IFRS 9 - CPC 48. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 1.
Considerando o excerto apresentado, quanto aos instrumentos financeiros, CPC 39, analise as afirmativas a seguir.
I. O emissor de instrumento financeiro deve classificar o instrumento conforme o que foi acordado contratualmente.
II. O emissor de instrumento financeiro deve classificar o instrumento conforme as definições de passivo financeiro, ativo financeiro e instrumento patrimonial.
III. O emissor de instrumento financeiro deve classificar o instrumento como passivo financeiro, ativo financeiro ou instrumento patrimonial.
IV. O emissor de instrumento financeiro deve classificar o instrumento conforme as definições de passivo circulante, ativo financeiro e resultado financeiro.
Está correto o que se afirma em:
( ) I e II, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II, III e IV.
( ) I, II e III, apenas.
( ) I, II e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Resposta Correta: I, II e III, apenas.
Explicação:
Ao emitir um instrumento financeiro, o emissor tem enquanto dever classificar esse instrumento como ativo financeiro, passivo financeiro ou instrumento patrimonial, além da forma como foi acordado contratualmente e de acordo com as definições de passivo financeiro, ativo financeiro e instrumento patrimonial.
Resposta: I, II e III, apenas.
Explicação:
Resposta correta. A alternativa está correta, pois quem emite o instrumento financeiro possui enquanto dever classificar tal instrumento como passivo financeiro, ativo financeiro ou instrumento patrimonial, bem como de acordo com a maneira em que foi acordado contratualmente e conforme as definições de passivo financeiro, ativo financeiro e instrumento patrimonial.