ENEM, perguntado por Geovannaloxeg6110, 11 meses atrás

Leia o excerto a seguir. Deus chama cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o tra- balho, a sobriedade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santificando de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa. João Calvino. Apud Roland Mousnier. "Os séculos XVI e XVII: os processos da civilização europeia". In: Maurice Crouzet. História geral das civilizações. São Paulo: Difel, 1973. As ideias de Calvino, um dos principais reformadores religiosos no século XVI, apresentavam características que as tornaram fundamentais para a formação de uma nova ideologia na Europa. Dentre essas características, é correto mencionar: a) a negação à fé como determinante das ações humanas, de- vendo o homem pautar-se pelo pragmatismo em suas reali- zações. b) a crença de que a salvação do homem era fruto de sua fé em Deus, retirando de qualquer Igreja o direito de estabelecer dogmas e regras de conduta. c) a concepção do trabalho como uma virtude dignificante do homem, justificando, assim, em termos religiosos, a ação so- cial e econômica da burguesia. d) a pregação de que as instituições religiosas deveriam estar totalmente desvinculadas do poder político, dando à Igreja plena autonomia na sua ação social. e) a crença de que a salvação era fruto das ações do homem, sendo que a contribuição com a Igreja deveria ser considera- da a mais importante dessas ações.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
0

b) a crença de que a salvação do homem era fruto de sua fé em Deus, retirando de qualquer Igreja o direito de estabelecer dogmas e regras de conduta.  

De acordo com a doutrina calvinista, o homem deveria se manter de acordo com sua fé em Deus, além de seus próprios questionamentos e busca do desenvolvimento pessoal.

Paralelamente, deveria se abster de dogmas e regras de conduta pré-destinadas pela Igreja, que nada serviam para sua própria evolução.

Perguntas interessantes