Leia o excerto a seguir.
“Cabe a um educador questionar permanentemente sobre o objetivo de seu trabalho, sobre os sujeitos de sua prática, sobre o sentido dos procedimentos que utiliza sobre o que é conhecimento, sobre métodos, sobre os conteúdos que veicula, e tantos outros objetos que estão comprometidos com sua prática”.
LUCKESI, C. C. Filosofia, exercício do filosofar e prática educativa. Em aberto, Brasília, 1990. p. 43.
Considerando a leitura do texto, assinale a alternativa que apresenta uma consideração afirmativa em relação à Filosofia da educação.
1) O ensino visa estimular, dirigir, incentivar, impulsionar o processo de aprendizagem dos alunos a partir de uma consciência filosófica irreal e uma experiência epistemológica a partir da natureza dessa irrealidade.
2) A aprendizagem é a assimilação ativa de conhecimentos e de operações mentais, mediante nossa prática de vida individualizada e desconectada de qualquer área da sociedade.
3) Os objetos de meditação filosófica não estão distantes das condutas do educador; não são objetos abstratos. Ao contrário, são os fenômenos que estão imediatamente juntos de si, articulados com a materialidade de sua ação.
4) O processo de ensino e aprendizagem está sujeito ao professor, na dedicação à investigação filosófica em torno do seu próprio objeto na medida mesma em que opera com esse objeto.
5) Se considerarmos alguns aspectos da problemática educacional, desarticulada da integração interdisciplinar do sentido da educação, sem a ordenação de abordagem especificamente filosófica.
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Os objetos de meditação filosófica não estão distantes das condutas do educador; não são objetos abstratos. Ao contrário, são os fenômenos que estão imediatamente juntos de si, articulados com a materialidade de sua ação. Refere-se ao exercício de filosofar e suas consequência na prática educativa, na medida em que atuam buscando e produzindo fundamentos que deem direção ao nosso agir como seres humanos.
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Resposta:
Os objetos de meditação filosófica não estão distantes das condutas do educador; não são objetos abstratos. Ao contrário, são os fenômenos que estão imediatamente juntos de si, articulados com a materialidade de sua ação.
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