Leia o excerto a seguir: "A tipografia ajudou a consolidar a noção literária do "texto" como obra original e completa - um corpo estável de ideias expresso de forma essencial. Antes da invenção da imprensa, os documentos manuscritos se coalhavam de erros. Cópias eram copiadas de cópias, cada qual com suas próprias irregularidades e lacunas. Os escribas desenvolveram maneiras inventivas de inserir linhas faltantes nos manuscritos para salvar e reparar esses objetos laboriosamente preparados". LUPTON, E. Pensar com tipos : guia para designers, escritores, editores e estudantes. Tradução: André Stolarski. 1. ed. São Paulo: CosacNaify, 2006. p. 63. A partir do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A invenção da imprensa de Gutenberg possibilitou que os manuscritos, anteriormente passíveis de erros, fossem um investimento que consolidou a redução de custos. Pois: II. O investimento material de trabalho e capital foi destinado à produção dos tipos que, consequentemente, tornava a produção sob demanda muito maior e fácil de ser corrigida.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
Explicação:
A manuscritologia (O estudo dos manuscritos) nos diz que os manuscritos antigos que contêm determinados escritos históricos, eram feitos em materiais perecíveis.
Dentre esses materiais podemos citar o papiro que devido a maneira como era feito tinha que ser retransmitido o que estava nele para outro papiro, para preservar o conteúdo que nele estava.
Dessa forma os escribas poderiam cometer determinados erros e levava muito tempo para reescrever aquilo que de fato queriam passar. Com a invenção da máquina de impressão, não apenas os erros foram diminuídos como também com o maior número de demanda, pode arrecadar-se mais verba o que amplia o número de obras a serem produzidas.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Saúde,
5 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás