Leia o excerto a seguir:
“A ortografia da língua portuguesa é determinada por normas legais. No início do século XX, Portugal estabeleceu, pela primeira vez, um modelo ortográfico de referência para as publicações oficiais e para o ensino. No entanto, as normas desse primeiro Formulário Ortográfico não foram adotadas pelo Brasil. Desde então, a ortografia da língua portuguesa foi alvo de um longo processo de discussão e negociação, com o objetivo de instituir, através [sic] de um único tratado internacional, normas comuns que rejam [sic] a ortografia oficial de todos os países de língua portuguesa. [...] Nas décadas seguintes, houve várias tentativas de chegar a novo consenso, mas, embora no início da década de 1970 tenha havido revisões que aproximaram as duas variedades escritas, não foi aprovada oficialmente uma reforma que instituísse um documento normativo comum.”
Fonte: ILTEC. Acordo Ortográfico. Instituto de linguística teórica e computacional. s.d. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2017.
Como sabemos, o Acordo Ortográfico estabelecido entre os países falantes da língua portuguesa foi assinado em 1990; no entanto, passou a vigorar no Brasil em 2009. Entre os vários objetivos do Acordo, um é o mais difundido. Considerando os seus conhecimentos, assinale a opção que apresenta este objetivo.
Escolha uma opção:
a. Facilitar a grafia da língua falada entre os países lusófonos.
b. Sistematizar, finalmente, a escrita da língua falada entre os países de língua portuguesa.
c. Estabelecer uma unificação ortográfica que, entre outros, permitisse maior intercâmbio cultural e diplomático entre os países lusófonos.
d. Melhorar o ensino da língua portuguesa entre os países lusófonos.
e. Permitir que um mesmo livro didático de língua portuguesa fosse adotado em todos os países que falam português.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
A LETRA C ESTA CORRETA
Explicação:
Respondido por
1
Resposta:
c. Estabelecer uma unificação ortográfica que, entre outros, permitisse maior intercâmbio cultural e diplomático entre os países lusófonos.
Explicação:
Já corrigido
Perguntas interessantes