Português, perguntado por Josiane201823, 5 meses atrás

Leia o enunciado a seguir, no qual são destacadas algumas características de uma das concepções de linguagem que amparam ou já ampararam as práticas de língua portuguesa.   A leitura é uma atividade de decodificação, ou seja, o leitor deve reconhecer as letras, uni-las, considerando a representação fonética e seu significante, em uma atividade linear, captando a mensagem deixada pelo autor no texto. Fonte: a autora (2022). ​Na sequência, assinale a alternativa que traz a concepção de linguagem que corresponde a essas características. Alternativas Alternativa 1: Concepção de linguagem como interação. Alternativa 2: Concepção de linguagem como trabalho. Alternativa 3: Concepção de linguagem como prática social. Alternativa 4: Concepção de linguagem como expressão do pensamento. Alternativa 5: Concepção de linguagem como instrumento de comunicação. ​


eltonapbe974: marquei a 5

Soluções para a tarefa

Respondido por martinkoliveira
4

A alternativa que traz a concepção de linguagem apresentada é a Alternativa 5: Concepção de linguagem como instrumento de comunicação.

Linguagem como objetivo para a comunicação

Podemos dizer que a língua é um instrumento de comunicação, sendo constituída de regras gramaticais que possibilitam que falantes consigam realizar enunciados que fazem com que estes se comuniquem com os demais. Ou seja, há a busca pela comunicação, e para isso é preciso que o receptor compreenda a mensagem do emissor.

Os falantes da língua portuguesa, por exemplo, entendem uns aos outros. Agora, os falantes da língua portuguesa nem sempre entenderão os falantes da língua inglesa.

Veja mais sobre os elementos de comunicação:

https://brainly.com.br/tarefa/2036635

#SPJ1

Anexos:
Respondido por Similimum
2

Resposta:

Alternativa 4 - Concepção de Linguagem.

Explicação:

No material didático, na página 11, diz: Também estruturalista, a visão de leitura cujo foco está no autor se encontra associada a essa concepção. O texto é visto como a representação mental do pensamento do escritor/locutor. Segundo essa concepção, a leitura é entendida, de modo restrito, apenas como a decodificação, a realização fonética por parte do leitor ou a construção de uma imagem acústica do significante. O leitor é somente um decodificador das palavras e precisa captar a representação mental no processo  de leitura, ou seja, as intenções psicológicas do autor, por meio de um processo linear, exercendo um papel passivo (KOCH; ELIAS, 2008).

Perguntas interessantes