Leia o diálogo abaixo extraído de uma transcrição presente no corpus do Projeto de Estudo da Norma Urbana Oral Culta em São Paulo (Castilho e Preti, 1987, inquérito n.º 360):
Interlocutor 1: A sua família é grande?
Interlocutor 2: Nós somos seis filhos.
As regras (ou máximas) conversacionais podem ser eventualmente infringidas sem, necessariamente, comprometer a compreensão dos conteúdos que foram expressos. O trecho acima mostra uma infração contra a regra da maneira. Qual das alternativas abaixo melhor explica a infração cometida?
A. O interlocutor 2 se expressa de maneira a não responder diretamente o que lhe foi perguntado, embora a informação requisitada esteja ali implícita.
B. O interlocutor 2 oferece uma resposta que apresenta indícios de falsidade e hesitação, o que tira a credibilidade da informação dada para o interlocutor 1.
C. O interlocutor 2 é excessivamente prolixo e obscuro na informação oferecida ao interlocutor1 e se expressa de maneira impertinente e ambígua.
D. O interlocutor 2 não apresenta argumentos que comprovam a veracidade do que foi enunciado e, por essa razão, impede a compreensão do interlocutor 1.
E. O enunciado do interlocutor 2 apresenta extensas informações, ultrapassando o tópico do diálogo e indo além do que foi requisitado pelo interlocutor 1.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A.
Explicação:
A. O interlocutor 2 se expressa de maneira a não responder diretamente o que lhe foi perguntado, embora a informação requisitada esteja ali implícita.
Resposta:
(A) O interlocutor 2 se expressa de maneira a não responder diretamente o que lhe foi perguntado, embora a informação requisitada esteja ali implícita.
Explicação:
O interlocutor 2 não apresenta uma resposta extensa que extrapola o tema da pergunta. Não é caso de se esperar que o enunciado 2 apresente argumentos em prol de um ponto de vista. Não é percebido que o modo de se expressar do interlocutor 2 é rebuscado e prolixo, bem como não se identificam indícios de falsidade e hesitação. Por fim, é visível que o interlocutor 2 se expressa de modo a não responder diretamente ao que foi indagado. Não se trata de uma resposta negativa ou afirmativa, mas a informação dada induz o interlocutor 1 a compreender o que foi perguntado, uma vez que uma família com seis filhos pode ser considerada uma família grande.