Leia o diálogo a seguir. Ao final de uma tarde, o pai pede ao filho: Filho, não entra mais nessa piscina... A água tá gelada! Você deve estar morrendo de frio! - O filho, responde, batendo os dentes: - Na primeira fala, o verbo "entrar" está flexionado no modo imperativo, na forma negativa, devido à presença da palavra "não". Você deve ter percebido que o pai trata o filho na 3ª pessoa do singular, empregando o pronome "você". Ocorre, porém, um desvio no uso desse imperativo negativo para que fique correto o seu emprego. Portanto, a fala do pai deveria ser: Não tô com frio, não! A O Filho, não entras mais nessa piscina... B C O Filho, não entres mais nessa piscina... O Filho, não entre mais nessa piscina... D O Filho, não entra mais nessa piscina...
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Para o emprego adequado do verbo "entrar" no modo imperativo negativo, a fala do pai precisaria ser: "Filho, não entre mais nessa piscina" (alternativa C).
Imperativo negativo
O modo imperativo é aquele que possui verbos que expressam uma ordem, pedido, conselho, convite ou súplica. O imperativo negativo terá o termo "não" antes do verbo.
Pelo verbo "entrar" ser um verbo regular de primeira conjugação (-ar), será conjugado no modo imperativo negativo da seguinte maneira:
- não entres (tu)
- não entre (você)
- não entremos (nós)
- não entreis (vós)
- não entrem (vocês)
Entenda mais sobre imperativo negativo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/14623448
#SPJ1
Anexos:
Perguntas interessantes