Leia o caso hipotético que segue:
Na sala de aula, o professor de literatura Silvio explicava aos alunos as diferenças entre os conceitos de tempo objetivo/cronológico e tempo subjetivo/psicológico, afirmou que aquele tem sentido contável, dentro de um sistema métrico, já este é incontável.
Considerando o caso apresentado, avalie as passagens a seguir como (C) para tempo cronológico e (P) para tempo psicológico:
I. “Na segunda-feira voltou o menino armado com a sua competente pasta a tiracolo, a sua lousa de escrever e o seu tinteiro de chifre; o padrinho o acompanhou até a porta. Logo nesse dia portou-se de tal maneira que o mestre não se pôde dispensar de lhe dar quatro bolos(…)” (Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias.)
II. “Seriam nove horas do dia. Um sol ardente de março esbate-se nas venezianas que vestem as sacadas de uma sala, nas laranjeiras.” (José de Alencar, Senhora)
III. “ Um instante ainda vacilou — o tempo da cozinheira dar um grito — e em breve estava no terraço do vizinho, de onde, em outro vôo desajeitado, alcançou um telhado. Lá ficou em adorno deslocado, hesitando ora num, ora noutro pé.” (Clarice Lispector, Uma galinha)
IV. - Tenho vontade de amanhã seguir viagem.
- Quê, doutor? Protestou Pereira. Partir já? (Visconde de Taunay, Inocência.)
A sequência correta da classificação dos itens I, II, III e IV é:
Alternativa 1:
C, C, P, P.
Alternativa 2:
C, P, P, C.
Alternativa 3:
C, C, P, C.
Alternativa 4:
P, P, C, C.
Alternativa 5:
P, C, P, P.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta:
AltERNATIVA 1
CCPP
luceliafonseca:
tbem marquei CCPC
Respondido por
10
Resposta:
Alternativa 3
Explicação:
CCPC
Perguntas interessantes
Informática,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás