Leia o caso a seguir, o que se refere a criatividade e empreendedorismos. João e Pedro são empreendedores, estruturam uma organização não governamental (ONG) chamada INOVA. Esta ONG atua junta jovens de baixa renda que querem estruturarem seus próprios negócios.João e Pedro são profissionais conectados ao mercado, têm bons relacionamentos com diversas empresas, planejaram o negócio, logo conseguiram patrocínio de grandes empresas públicas e privadas. A INOVA está se desenvolvendo, isto tem levado João e Pedro a refletirem sobre a importância de criar novos caminhos para ONG, entendem que criatividade é um fator relevante. Em um reunião,ao analisarem suas posturas, João percebe que, por vezes, sente medo de errar, tende a ser pratico e diante de uma novo ideia tende a acha-la sem lógica. Pedro sente que buscando novas ideias, gosta de inventar, esta sempre atento e se permite sonhar. joão e Pedro são empreendedores, mas tem diferentes posturas frente a criatividade.
Tendo em vista o caso acima, no que se refere ás posturas de João e Pedro, analise as sentenças a seguir e assinale a certa.
I - Pode-se perceber que João apresenta bloqueios em sua criatividade. Estes bloqueios, quando conhecidos e trabalhados levam a pessoa a um novo e melhor patamar de criatividade.
II - Pode- se perceber que Pedro está sempre procurando uma resposta certa e quase não procura outras alternativas, portanto apresenta bloqueios em sua criatividade.
III - Pode-se perceber que João é um empreendedor que incorpora a criatividade, mas devido as crenças limitadoras sobre que ele é e o que pode fazer, nunca age de forma torna seu sonho realidade.
IV - Pode-se perceber que Pedro é um empreendedor que desenvolve sua criatividade, pois exercita ações e incorpora seus hábitos que aproveitam o máximo seu potencial criativo.
Assinale a alternativa correta:
A Afirmativas I e III, apenas
B Afirmativas IV, apenas
C Afirmativas II, apenas
D Afirmativas I e IV, apenas
E Afirmativas II e III, apenas
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
A fir ma t ivas I e I V, ape nas. Vo cê ace rtou! Ao a na lisa r a s posturas de J oã o e Pedro pode -se perce ber que: João a pre senta bloque ios e m s ua c ria tiv ida de . Schne ider (2012 , p. 49, c itando Oe sc h, 1988) aborda sobre os bloque ios da c ria tiv idade, d iz que os bloque ios , quando conhe c idos e trabalha dos, levam a pe ssoa um novo e melh or pa tamar de c ria tiv idade. P edro é empree ndedor que dese nvolve a sua c ria tiv idade. Schneide r (2012, p. 50) come nta que "é imp ortante que o administrados de se nvolva sua cria tiv ida de". Cont inua o autor, pode -se e xe rcitar algumas aç ões e incorpora há bitos que a prove itam a o má ximo o se u potencial c ria t iv o (p. 50). O item II está incorreto, pois P edro nã o a pre senta bloq ueios em sua c ria tiv ida de , mas sim, proc ura dese nvolvê -la (S chne ider, 2 012 , p. 50). O item III está incorreto. Joã o percebe bloque io em sua criatividade. O c aso de Joã o não re trata um e mpree ndedor que incorpora a c ria tiv ida de . O ca so també m nã o fala que J oã o te m a s c renças lim itadora s s obre o que e le é e o que pode fazer, e mbora Sc hne ider (2012, p.49) c omen te que as pe ssoas que têm blo que ios e m sua c ria tiv idade poss am demonstrar crença s limitadora s