Leia o artigo intitulado: O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática. (GONTIJO, Cleyton Hércules; FONSECA, Mateus Gianni. O lugar do pensamento crítico e criativo na formação de professores que ensinam matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, 2020), disponível em: httpseer. Upf. Br/index. Php/rbecm/article/view/11834/114115546 Escolha um tema matemático do Ensino Médio e construa uma tarefa matemática vinculada a pelo menos outro campo do conhecimento. Descreva as seis fases de trabalho em oficinas de promoção de desenvolvimento do pensamento crítico e criativo em Matemática que estão detalhadas no artigo indicado para leitura
Soluções para a tarefa
Resposta:
Algumas situações são bastante comuns no dia-a-dia do trabalhador da construção civil. Professor, proponha aos alunos as seguintes situações problema que podem surgir. Permita que os alunos discutam sobre as situações problema, elaborando conjecturas para sua resolução, independente da formalização.
Explicação:
Tarefa matemática para area de construção civil
1) Quantos metros quadrados de lajotas serão necessários para revestir uma sala de 4 metros de comprimento por 3 metros de largura?
Ao utilizar a ideia de medida de área, em princípio, precisamos de uma unidade de área, pois para medir qualquer região plana precisamos comparar esta com uma região plana já conhecida, tomada como unidade. Em seguida, quantificamos quantas vezes a região contém a unidade considerada. Assim, a medida de área é o número de vezes que a unidade de área está contida na região plana, ou seja, quando nos referimos ao comprimento de um terreno de 15 metros, a unidade é metro e quando citamos que precisamos de 3 sacas de cimento de 50 kg para fazer uma massa para reboco, a unidade é saco de cimento de 50kg, ou ainda, quando mencionamos que a área de um terreno é 160m², a unidade é metro quadrado. Percebemos que todas as unidades mencionadas são convenientes à realidade dos pedreiros e eles as escolhem de modo tão natural que não se dão conta disso.