Leia, no trecho a seguir, da obra A república, um mito fenício mencionado por Platão: "[...] Todos vós que estais na cidade sois irmãos, como diremos ao fazer o relato, mas, ao plasmar-vos, o deus, no momento da geração, em todos os que eram capazes de comandar misturou ouro, e por isso são valiosos, e em todos os que eram auxiliares daqueles misturou prata, mas ferro e bronze nos agricultores e outros artesãos. Explique a relação do mito fenício com a formação da pólis, segundo Platão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A formação da Pólis na Grécia estabeleceu uma série de estruturas sociais importantes, como as bases para o comércio, a divisão do trabalho, o espaço para os debates públicos, a expansão dos sistemas de educação e a possibilidade de que uma parte da população grega dispusesse de tempo livre.
É neste sentido que Aristóteles diz que o ócio (ou seja, o tempo livre, sem estar obrigado, por necessidade econômica ou imposição de um outro) é o "pai" da filosofia: sem a Pólis estas condições básicas não teriam surgido, e não seria possível que uma parte dos gregos pudesse parar e refletir sobre a natureza, a cultura e a própria organização da política, desenvolvendo os conceitos que guiariam aquela sociedade.
Explicação:
≈∧≈
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás