Leia no texto abaixo uma teoria que explica a queda da ponte de tacoma nos estados unidos. [. ] cada sistema físico capaz de vibrar possui uma ou mais frequências naturais, isto é, que são características do sistema, mais precisamente da maneira como este é construído. Todos estes sistemas possuem sua frequência natural, que lhes é característica. Assim, quando ocorrem excitações periódicas sobre o sistema, como o vento soprando com frequência constante sobre uma ponte durante uma tempestade, acontece o fenômeno de superposição de ondas que alteram a energia do sistema, e modificam sua amplitude. Assim, se a frequência natural de oscilação do sistema e as excitações constantes sobre ele estiverem sob a mesma frequência, a energia do sistema será aumentada, fazendo com que vibre com amplitudes cada vez maiores. E foi isso que aconteceu com a ponte de tacoma. Com ventos por volta de 65 km/h vibrando numa frequência igual à frequência natural da ponte, a amplitude das vibrações da ponte aumentou de tal modo que sua estrutura não aguentou (foram quase 10 horas disso). [. ] de acordo com esse texto, o fenômeno físico responsável pela queda da ponte de tacoma é o efeito doppler. O eco. A ressonância. A dispersão. A difração
JoaoShelby2612:
Ressonância
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A resposta correta está no inciso c. O fenômeno físico responsável pela queda do ponte de Tacoma Narrows é a ressonância.
O que é a ressonância?
- A ressonância mecânica acontece quando um sistema recebe energia de outro sistema externo, com uma frequência igual a uma de suas frequências naturais, ressonantes ou próprias de vibração, provocando em consequência, um incremento notável da amplitude das vibrações do sistema.
- Nessas frequências naturais do sistema, até mesmo forças periódicas pequenas logram produzir vibrações de grande amplitude, pois o sistema armazena energia ao vibrar.
- A ressonância ocorre com todos os tipos de vibrações e ondas: a ressonância mecânica, a acústica, a eletromagnética, a ressonância magnética nuclear (NMR), ressonância de giro do elétron (ESR) e a ressonância de funções ondulatórias quânticas.
- Os sistemas ressonantes, podem ser usados para gerar vibrações de uma frequência específica (por exemplo, nos instrumentos musicais) ou escolher frequências concretas de uma vibração complexa, que contem muitas frequências (por exemplo, nos filtros)
Para entender mais sobre a ressonância:
https://brainly.com.br/tarefa/7654974
https://brainly.com.br/tarefa/45375089
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Ed. Física,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Química,
11 meses atrás
Ed. Moral,
11 meses atrás