Leia:
“No Brasil não existiram restrições legais e sociais aos contactos e inter-casamentos. Os governos de Portugal consentiam nesses contactos inter-raciais que solucionavam o problema da falta de gente para a colonização e povoamento. Os fenômenos de miscigenação, no Brasil, são contemporâneos dos primeiros contactos do europeu com os ameríndios. Degredados, náufragos, marinheiros, aventureiros e traficantes portuguêses, espanhóis e franceses, mesmo antes da colonização efetiva do Brasil, que se iniciou em 1532, tiveram contatos com as mulheres brasílindias, dando início ao longo processo de mestiçagem que até hoje se efetua no nosso país”. (REIS, PEREIRA, 2016, P. 324).
Referente a miscigenação presente no território brasileiro a partir da chegada dos portugueses, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Ao retomarmos a história do Brasil, vemos que, além dos povos originários que existiam aqui, outros povos de outras regiões do mundo, também vieram para cá, seja devido a possibilidade de oportunidades, como os africanos, seja à força, como os europeus, no século XIX, e os japoneses e sírio-libaneses, no século XX.
b. Durante o processo de colonização não houve qualquer contato entre indígenas e africanos, visto que esses povos estiveram presentes no território brasileiro em períodos distintos.
c. A própria história brasileira se constitui mediante o estupro. Da chegada dos portugueses e do estupro das mulheres indígenas, que dá início à tão enaltecida miscigenação do povo brasileiro, à chegada de negros e negras para servirem em sistema de escravidão aos senhores da casa grande, no que se incluía a violência sexual, cujo fruto, se houvesse, seria mais um escravo da fazenda como todos os outros.
d. A diversidade cultural existente no país nunca foi empecilho para a construção de uma identidade brasileira compartilhada por todos que aqui residiam. Verifica-se essa situação pelo fato de não ter ocorrido movimentos separatistas no território brasileiro.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Letra C.
A violência sexual mostra-se como um fator presente na construção histórico-étnica do povo brasileiro, uma vez que se fez presente desde a vinda de escravos negros africanos para o Brasil, assim como escravas indígenas.
Por conta disso, surge a miscigenação racial, fruto de atividades criminosas, que resultaram na diversificação da raça brasileira, e mesmo assim, o preconceito a intolerância ainda permanecem até hoje.
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
História,
1 ano atrás