Leia estes trechos de duas letras de samba e compare-os. O mesmo compositor, Wilson Batista, para os dois sambas.
“Meu chapéu do lado,
Tamanco arrastando,
Lenço no pescoço, navalha no bolso.
Eu passo gingando, provoco e desafio:
Eu tenho orgulho em ser tão vadio.
Sei que eles falam deste meu proceder
Eu vejo quem trabalha andar no miserê.
Eu sou vadio porque tive inclinação.”
(Wilson Batista, Lenço no pescoço, 1933).
“Quem trabalha é quem tem razão.
Eu digo e não tenho medo de errar.
O Bonde São Januário leva mais um operário,
Sou eu que vou trabalhar.
Antigamente eu não tinha juízo,
Mas hoje eu penso melhor no futuro.
Graças a Deus sou feliz, vivo muito bem
A boemia não dá camisa a ninguém.”
(Wilson Batista e Ataulfo Alves, Bonde São Januário, 1940).Como explicar essa diferença de ideias para as composições do mesmo autor? * 1 ponto a) Ambas letras têm o mesmo assunto: a vida de uma pessoa comum; portanto, não há diferenças. Ambas retratam o modelo de trabalhador que o DIP desejava como modelo para o país. b) A presença da censura do DIP. A música “Lenço no pescoço” não combina com a política de incentivo ao trabalho e de valorização do trabalhador de Getúlio Vargas; por isso, para ter suas composições liberadas pela censura, Wilson Batista teve de mudar o tema. c) A presença da censura do DIP. A música “Bonde de São Januário” não condiz com a política trabalhista de Getúlio Vargas. O DIP recomendava que as letras das músicas incentivassem uma vida fácil. d) A música “Bonde de São Januário” foi composta primeiro, num período de total liberdade para a população, conhecido como Governo Provisório. Já a música “Lenço do pescoço” foi composta em 1933, um período de grande repressão da censura do DIP.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) A presença da censura do DIP. A música “Lenço no pescoço” não combina com a política de incentivo ao trabalho e de valorização do trabalhador de Getúlio Vargas; por isso, para ter suas composições liberadas pela censura, Wilson Batista teve de mudar o tema.
d) O samba e o carnaval, como elementos de consumo nacional, passaram a ter seus temas controlados pelo Estado, com o intuito de forjar uma identidade brasileira ou nacional sob controle do governo.
Resposta:
1- b) A presença da censura do DIP. A música “Lenço no pescoço” não combina com a política de incentivo ao trabalho e de valorização do trabalhador de Getúlio Vargas; por isso, para ter suas composições liberadas pela censura, Wilson Batista teve de mudar o tema.
2- d) O samba e o carnaval, como elementos de consumo nacional, passaram a ter seus temas controlados pelo Estado, com o intuito de forjar uma identidade brasileira ou nacional sob controle do governo.
Explicação: CLASSROOM, SONHEI COM A RESPOSTA!
1- A resposta correta é a alternativa B. O DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) foi criado em 1939 para promover o governo do Estado Novo e censurar o que fosse contrário aos interesses do governo. No caso das letras, percebe-se a defesa do trabalhador na segunda música, como característica da influência da ação do DIP.
2- A resposta correta é a alternativa D. O samba e o carnaval passaram a ter seus temas controlados pelo Estado, com o intuito de forjar uma identidade brasileira ou nacional sob controle do governo. Assim como a construção do samba, como autêntica música brasileira, o carnaval carioca entrou para o calendário turístico do Rio de Janeiro. As escolas de samba receberam patrocínio do Estado e em contrapartida deveriam abordar temas nacionais. Uma das funções do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) era exaltar o país, valorizando os símbolos e emblemas nacionais.
ESPERO TER AJUDADO! ❤❤❤