Leia estes textos:
Texto I
Em estudo realizado com brasileiros falantes de português, comparou-se, por meio da ressonância magnética funcional, a ativação do cérebro durante a realização de tarefas de leitura e audição de sentenças. “Eles ouviam ou liam frases em português, relacionadas com o conhecimento geral, muito simples, e tinham que dizer se era verdadeiro ou falso”, descreve o professor, que ilustra: “Por exemplo, ‘A rosa é um animal’, ‘O tigre é uma planta’”. Em seguida, foram verificadas as regiões que eram ativadas tanto na leitura quanto na audição e aquelas que eram exclusivas de cada uma das atividades. Constatou-se a forte ativação da VWFA especificamente durante a tarefa de leitura.
CONSTANTINO, Cristina Herold; MALENTACHI, Débora Azevedo. Ética e Ciência. Maringá: Unicesumar, 2018.
Texto II
CONSTANTINO, Cristina Herold; MALENTACHI, Débora Azevedo. Ética e Ciência. Maringá: Unicesumar, 2018.
I. Os textos de apoio apresentam uma temática que se converge para o fato de que [...] a ciência representa cada vez mais uma grande esperança e algumas certezas à humanidade em busca de soluções e curas [..]
CONSTANTINO, Cristina Herold; MALENTACHI, Débora Azevedo. Ética e Ciência. Maringá: Unicesumar, 2018.
Porque
II. [...] o progresso científico está na dependência da circulação e do uso efetivo das ideias, posto que a informação constitui, a um só tempo, insumo e produto de toda a atividade científica. (MULLER, 2003, p. 1). De maneira sinótica, isso implica em entender que, dos textos-base, emergem ações discursivas, as quais convergem a elementos de caráter científico, uma vez que esses elementos partem de um determinado saber ou problema como no texto I a ativação do cérebro na ocasião de leitura, a ação de afirmar, questionar, refutar uma determinada ideia, materializadas pelos sinais de pontuação no texto II.
MULLER, Mary Stela & CORNELSEN, Julce Mary. Normas e Padrões para teses, dissertações e monografias. Londrina: Eduel, 2003 ,p. 78 -79.
Considere as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Olá!
Lendo os textos, conclui-se que a alternativa correta é a 2. Pois o texto I afirma que a ciência cada vez mais representa a esperança e as certezas da humanidade, enquanto o texto II fala sobre a capacidade humana de obter progresso ciêntifico através da obtenção de informações e na formulação de ideias.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes