Leia este trecho.
"Entre as hipóteses do senso comum sobre o que é a linguagem e as línguas, podemos encontrar hoje a predominância de uma que considera a linguagem como instrumento de comunicação. Hipótese muito própria do mundo contemporâneo marcado, entre outras coisas, pela mídia. Esta hipótese acompanha duas outras, pelo menos: a de que dizer é, fundamentalmente, informar; e a de que a linguagem expressa nossos pensamentos (e sentimentos). São hipóteses tomadas, enganosamente, pelo senso comum como compondo, em seu conjunto, uma concepção inquestionável do que é a linguagem.
Ao lado destas hipóteses opera ainda uma outra que incide diretamente sobre o que é uma língua, e o que é falar uma língua específica. Mais precisamente, o que é uma língua nacional e o que é falar esta língua. Neste caso entra em cena a hipótese de que uma língua é aquilo que é tomado como padrão de correção por uma elite escolarizada e culta. [...]"
Ao escrever um artigo de opinião, o produtor precisa adotar estratégias que permitam alcançar os leitores e convencê-los com relação ao ponto de vista defendido. Diante disso, nesse texto, a escolha da perspectiva em primeira pessoa do plural objetiva
A)criar relação de superioridade entre autor e autor, apesar de ambos adotarem as hipóteses do senso comum.
B)enfatizar a ideia de que a população brasileira defende hipóteses erradas sobre língua e linguagem.
C)indicar, de forma clara, que as pessoas desconhecem os conceitos de língua e linguagem.
D)tornar o leitor parte da opinião do autor sobre as hipóteses do senso comum acerca da língua e linguagem.
E)atribuir ao leitor responsabilidade na formulação das hipóteses do senso comum sobre língua e linguagem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
letra d desculpe sse estivver errado
Explicação:
Respondido por
1
Resposta:
OPÇÃO D.
Explicação:
Ao escolher utilizar os verbos na primeira pessoa do plural, o autor do artigo de opinião deixa claro o seu ponto de vista e mostra que os leitores também compartilham desse posicionamento, dando, assim, mais credibilidade ao que defende.
Perguntas interessantes