ENEM, perguntado por antoniooliveira6513, 9 meses atrás

Leia este trecho e analise as afirmativas a seguir:O figurino é tão vestido pelo corpo quanto o corpo é vestido pelo figurino.I.O ator deve familiarizar-se com a roupa, para encontrar o domínio cênico necessário.II.O corpo nu em cena equivale à ausência de materialidadesignificantedevidoà inexistência do figurino.III.O figurino contribui para a caracterização individual da personagem.IV.A indumentária é capaz de modificar a projeção cênica da personagem.V.O figurino é um elemento visual desconectado dos outros, ligado ao corpo do ator.Estão CORRETAS somente as afirmativasA)I, II e III.D) II, IV e V.B)I, III e IV.E) III, IV e V.C)II, III e IV.

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Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
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A relação do ator com seu figurino é bastante íntima. Quando está de posse dele, ele o é. Assim, podemos analisar as seguintes afirmações:

I. O ator deve familiarizar-se com a roupa, para encontrar o domínio cênico necessário.

Correto. Sem familiaridade com o figurino, o autor perde noções sobre sua flexibilidade, visual, capacidade dramática e etc.

II. O corpo nu em cena equivale à ausência de materialidade significante devido à inexistência do figurino.

Falso. A materialidade significante está também no corpo nu. Não está, é evidente, na roupa em si, mas no que se faz com a roupa ou sem ela.

III. O figurino contribui para a caracterização individual da personagem.

Correto. O figurino auxilia o público a compreender melhor os papeis distintos que os personagens realizam em uma peça.

IV. A indumentária é capaz de modificar a projeção cênica da personagem.

Correto. A projeção cênica do personagem pode ser destacada por um figurino mais destacado, ou ofuscada, caso esse seja o objetivo do figurino no seu encaixe com a peça e com o papel.

V. O figurino é um elemento visual desconectado dos outros, ligado ao corpo do ator.

Falso. O figurino faz parte do personagem e, naquele momento, faz parte do ator.

É correto, portanto, o que se afirma em

B) I, III e IV.

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